quinta-feira, 22 de setembro de 2016

4 ensinamentos estranhos dos Mórmons

[afeexplicada]


1) Junto à Bíblia existem outros livros de revelações, o Livro de Mórmon encontra-se no mesmo nível da Bíblia. No entanto, para o cristianismo, na grande maioria de seus grupos, a revelação divina terminou-se com a morte do último apóstolo (critério pneumatológico-apostólico).
2) Segundo os Mórmons, existe o Pai celestial, composto de corpo celeste. A fé cristã, ao contrário, afirma que Deus é espírito e que é três Pessoas: Pai e Filho e Espírito Santo. Dessas três Pessoas apenas o Filho se encarnou e este é Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador. O Pai e o Espírito Santo não se encarnaram e, portanto, não têm corpo.
3) A prática do batismo pelos mortos. O apóstolo Paulo nos informa que essa prática existia nos tempos dele (cf. 1 Cor 15,29), mas nunca encontramos tal prática como sendo apostólica ou transmitida pelos apóstolos de Jesus Cristo. Sendo assim, a Igreja não a realizou nem a aceita. A Escritura diz: “Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crê será condenado” (Mc 16,16).
4) Talvez as práticas mais estranhas entre os Mórmons sejam o casamento pelos mortos e a poligamia. No entanto, hoje em dia, devido ao escândalo generalizado, os Mórmons já não praticam a poligamia. Quanto ao casamento eterno e ao casamento pelos mortos, podemos responder aos Mórmons com as palavras do próprio Jesus Cristo: “Errais, não compreendendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu” (Mt 22,29-30).
Por todas essas coisas, vê-se que tais doutrinas são estranhas à mensagem de Jesus Cristo tal qual se contém na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura transmitida a nós pelos Apóstolos de Jesus Cristo, na frente dos quais estava Pedro, e que continua sendo guardada e transmitida pelos Sucessores dos Apóstolos, os Bispos da Igreja Católica, na frente dos quais está o Sucessor de Pedro, o Papa.
Curiosamente, as supostas revelações concedidas a Joseph Smith na colina de Cumorah foram transmitidas por um anjo, cujo nome é Moroni. Contudo, o apóstolo Paulo já nos tinha advertido sobre esse tipo de revelações:
“Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema” (Gálatas 1,8).
Os católicos, portanto, devem abster-se de colocar a sua fé em perigo fazendo reuniões e recebendo doutrinas que não são as de Jesus Cristo segundo lhes ensina a Igreja Católica Apostólica Romana. Não nos esqueçamos de que a fé é um tesouro e, portanto, temos que cuidar dela. Por outro lado, existem os pecados contra a fé, um dos quais é aquele de colocar-se em perigo de perder a fé através de leituras, espetáculos e participações que possam levar a uma ocasião próxima de perder esse maravilhoso tesouro que Deus nos deu. Seria também uma grande falta de responsabilidade diante de Deus e da sociedade. Devemos ser caridosos para com todos, mas não podemos viver a indiferença nas coisas da nossa fé. Tratemos a todos com carinho e respeito, mas sejamos santamente intransigentes quando se trata da defesa da pureza da fé e de nossos santos costumes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...