sábado, 9 de abril de 2011

CRENÇAS MILENARES


Várias das mais antigas religiões de que se tem notícia originaram-se no Extremo Oriente e na Índia, onde uma profusão de crenças convive pacificamente.


Hinduísmo
- Onde surgiu: Índia
- Quando: por volta de 4500 a.C.
- Livro Sagrado: Vedas
- O que é: conjunto de religiões e movimentos culturais da Índia que se originaram no vale do rio Indo. Os hindus possuem milhões de deuses. Os principais, que formam a trimurti (a sagrada trindade), são Brahma (deus da criação), Vishnu (deus da preservação) e Shiva (deus da destruição e da recriação). A meta é alcançar o moksha, a libertação espiritual que encerra o eterno ciclo do nascer-e-morrer.

Sikhismo
- Onde surgiu: Índia
- Quando: século 15
- Livro Sagrado: Guru Granth Sahib
- O que é: religião fundada por Guru Nanak, numa época em que havia forte tensão entre hindus e muçulmana no norte da Índia. A doutrina mistura características do Hinduísmo e do Islamismo. Os sikhs acreditam em um único Deus, chamado Sat Guru ou "Verdadeiro Mestre", e crêem que o caminho para aproximar-se dele é a devoção e a meditação.

Budismo
- Onde surgiu: Índia
- Quando: entre os séculos 6 e 5 a.C.
- Livro Sagrado: não tem
- O que é: doutrina baseada nos ensinamentos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda. Para os budistas, a vida é sofrimento, cuja origem está no apego, ou seja, no esforço de encontrar algo permanente num mundo transitório. O caminho para cessar o sofrimento requer a consciência de que não existe um "eu" individual (pois tudo está interligado), concentrar-se em ações nobres e manter a mente tranqüila.

Jainismo
- Onde surgiu: Índia
- Quando: século 6 a.C.
- Livro Sagrado: Ágamas
- O que é: crença de seguidores dos jinas ou tirthankaras, mestres que conduzem as almas para a liberdade espiritual. O mais famoso deles é Mahavira. Uma das leis do Jainismo é a ahimsa, o comprometimento com a não-violência, prática que se tornou conhecida em todo o mundo por ter sido adotada pelo líder indiano pacifista Mahatma Gandhi.

Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
- Onde surgiu: Estados Unidos
- Quando: 1966
- Livro Sagrado: Baghavad-Gita
- O que é: religião que cultua Krishna, a Suprema Personalidade de Deus que se manifesta ao longo do tempo por meio de avatares, que são suas encarnações. É baseado nos ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, mestre indiano que viveu no século 15. 

Xintoísmo
- Onde surgiu: Japão
- Quando: não se sabe
- Livro Sagrado: não tem
- O que é: conjunto de crenças ancestrais japonesas, que, diferentemente de outras religiões, não tem fundador nem código moral. Afirma que, no princípio, um casal divino, Izanagui e Izanami, desceu do céu e gerou as ilhas japonesas e uma série de deuses, os kamis. O mais importante deles é Amaretsu, a deusa do Sol. Acredita-se que a linhagem imperial japonesa seja descendente dela.

Confucionismo
- Onde surgiu: China
- Quando: entre os séculos 6 e 5 a.C.
- Livro Sagrado: Analectos
- O que é: conjunto de pensamentos, regras e rituais desenvolvidos pelo filósofo Confúcio, cujas doutrinas prevaleceram na China até 1911, ano da queda do imperador, considerado o filho do Céu na Terra. Para ele, o homem devia buscar sempre a piedade filial, o respeito e a reverência e viver em harmonia.

Taoísmo
- Onde surgiu: China
- Quando: entre os séculos 6 e 5 a.C.
- Livro Sagrado: Tao Te Ching
- O que é: tradição baseada no livro Tao Te Ching, atribuído ao filósofo Lao-Tse. Para os taoístas, tudo emana de uma única fonte: o Tao, palavra que significa "caminho". No plano filosófico, Tao pode ser interpretado como o Vazio ou o Absoluto. Para os taoístas, no mundo visível tudo é composto pelos elementos opostos Ying e Yang. A libertação plena da alma está no retorno do homem ao Absoluto.

Crenças Africanas
- Onde surgiram: África, especialmente no Golfo da Guiné e na região que engloba os países Angola, Gabão, Congo, Zaire e Moçambique.
- Quando: 8000 a.C.
- Livro Sagrado: não têm
- O que são: manifestações religiosas primitivas baseadas na devoção aos orixás, divindades que fazem a ligação entre os mundos espirituais e terreno, em rituais mágicos e no culto aos ancestrais. Apóiam-se na crença no axé, a força vital que permeia toda a natureza.
- Ramificação: Candomblé, religião politeísta criada a partir de tradições africanas, em especial da região entre a Nigéria e o Benin, que chegaram ao Brasil com o tráfico negreiro no século 19. Também se orienta pela fé nos orixás. Um dos pilares do Candomblé é o ritual dos búzios, realizado pelo pai ou pela mãe-de-santo. Festas dedicadas às divindades são comuns nos terreiros.

Judaísmo
- Onde surgiu: região da antiga Palestina, atual Israel.
- Quando: por volta do século 17 a.C.
- Livro Sagrado: Tanach, dividido em Torá, Escrituras e Profetas.
- O que é: os judeus acreditam ser descendente do patriarca Abraão. Deus teria feito duas alianças com ele: a primeira, prometendo-lhe uma terra da qual jorrasse "leite e mel"; a segunda, garantindo que seria o pai de uma descendência numerosa, o povo de Israel. A Torá, que reúne os cinco primeiros livros da Tanach, contêm os 613 mandamentos fundamentais da vida judaica.

Islamismo
- Onde surgiu: Arábia Saudita
- Quando: século 7
- Livro Sagrado: Corão
- O que é: religião baseada nos ensinamentos do profeta Muhammad, tido como mensageiro de Allah. Os muçulmanos acreditam que Abraão, Moisés e Jesus, entre outros, também foram profetas e receberam mensagens divinas. Muhammad, porém, foi o último deles e não será sucedido por nenhum outro. O Corão é a mensagem definitiva e tem primazia sobre todas as anteriores. Todo muçulmano deve colocar em prática os cinco pilares do Islamismo: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.
Três religiões, um só Deus.
O Oriente Médio foi o berço das três maiores religiões monoteístas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Em comum, professam a fé num Deus único e identificam suas origens no patriarca Abraão.

Cristianismo
- Onde surgiu: região da antiga Palestina, atual Israel.
- Quando: século 1
- Livro Sagrado: Bíblia
- O que é: religião que tem como base a vida, os ensinamentos e, principalmente, a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo, considerado o filho de Deus, o próprio Messias. As raízes da religião remontam ao Judaísmo, mas ela é baseada em uma "nova aliança" em relação àquela firmada entre Deus e Abraão. Essa aliança teria se concretizado na figura de Jesus, cuja vida está registrada nos quatro evangelhos, livros que inauguram o chamado Novo Testamento.

1. Catolicismo
- Onde surgiu: Oriente Médio (hoje a sede fica no Vaticano)
- Quando: século 1
- O que é: Igreja fundada por Jesus Cristo na qual o papa exerce a posição proeminente, como líder de todos os fiéis. Ele é o sucessor do apóstolo Pedro, que foi o primeiro papa da Igreja. Nós, os católicos, crêem na Santíssima Trindade (Deus é Pai, Filho e Espírito Santo), na santidade e virgindade de Maria, mãe de Jesus, e nos santos.

2. Igreja Ortodoxa
- Onde surgiu: Constantinopla, atual Turquia.
- Quando: século 11
- O que é: igreja que teve como origem o cisma de 1054 entre Oriente e Ocidente, decorrente das disputas de poder entre o papa de Roma e o patriarca de Constantinopla. Os ortodoxos, assim como os protestantes, não aceitam o papa como chefe universal da Igreja. Não usam estátuas, mas ícones, que são considerados janelas para Deus.

3. Protestantismo
- Onde surgiu: Alemanha, Inglaterra e França.
- Quando: século 16
- O que é: movimento reformador iniciado em 1517 na Alemanha pelo monge Martinho Lutero, que contestava o papel mediador que a Igreja Católica exercia entre Deus e o fiel. O Protestantismo não aceita a autoridade papal, estimula a comunhão direta com o Divino para todos os indivíduos sem a intervenção de padres (cada homem é sacerdote de si mesmo) e libera a interpretação da Bíblia.
- Ramificações: luteranos, calvinistas, metodistas, anglicanos e batistas.

3a. Evangélicos pentecostais
- Onde surgiu: Estados Unidos
- Quando: final do século 19 e início do 20
- O que é: igreja protestante que prega a contemporaneidade da atuação do Espírito Santo. Os pentecostais acreditam que Deus, por meio do Espírito Santo e em nome de Jesus, continua a agir da mesma forma que no Cristianismo primitivo, isto é, curando enfermos, expulsando demônios e realizando milagres.
- Ramificações (no Brasil): Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Evangelho Quadrangular e O Brasil para Cristo.

3b. Evangélicos neopentecostais
- Onde surgiu: Brasil
- Quando: década de 70
- O que é: formação que conserva dos pentecostais o estilo de culto fortemente emocional, voltado para o êxtase, com destaque para o exorcismo, a cura e o milagre. Entretanto, prega o rompimento com os costumes rígidos e defende o direito à prosperidade, isto é, o de enriquecer materialmente e não apenas espiritualmente.
- Ramificações: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo e Deus é Amor.
Religiões cristãs do século 19
Não se originaram da Reforma Protestante

Espiritismo
- Onde surgiu: França
- O que é: religião que nasceu com Allan Kardec, o primeiro indivíduo a codificar a "doutrina dos espíritos", segundo a qual todas as pessoas são espíritos e todos eles são imortais. Retornariam ao mundo físico sempre que necessário, em sucessivas encarnações, até tornarem-se puros como Jesus. Os espíritas também acreditam na possibilidade de comunicação entre mortos e vivos por meio de um médium.
 
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
- Onde surgiu: Estados Unidos
- O que é: igreja fundada pelo norte-americano Joseph Smith. Segundo os mórmons, Smith teve uma revelação por meio de um anjo chamado Moroni. Ele teria sido convocado para desenterrar um livro escrito em placas de ouro, o Livro dos Mórmons, que conteria as escrituras sagradas de povos antigos das Américas, agraciados com a presença de Jesus Cristo após sua ressurreição.

Igreja Adventista do Sétimo Dia
- Onde surgiu: Estados Unidos
- O que é: igreja fundada pelo norte-americano William Miller, que dizia que Jesus Cristo voltaria à Terra em 1844. Apesar de a profecia não ter se realizado, os adventistas crêem que a volta de Cristo está próxima e que os mortos dormem, inconscientes, até o momento do Juízo Final e posterior ressurreição.

Testemunhas de Jeová
- Onde surgiu: Estados Unidos
- O que é: grupo religioso que surgiu a partir dos ensinamentos do norte-americano Charles Russel. Rejeita as noções de inferno e imortalidade da alma. O nome baseia-se em trecho bíblico no qual Jeová - o único nome verdadeiro de Deus, segundo Russel - pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e preguem seus ensinamentos. Ficaram conhecidos pela recusa em prestar serviço militar e pela não-aceitação da transfusão de sangue.

Umbanda
- Onde surgiu: Brasil
- Quando: década de 1930
- O que é: religião que mistura influências africanas, indígenas, cristãs e espíritas. Acredita que o universo é povoado por entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por meio de um iniciado (médium). A tríade principal de guias da Umbanda é formada por pretos-velhos, caboclos e crianças. Alguns orixás orientam as entidades.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...