terça-feira, 26 de julho de 2016

Papa Francisco manifesta o seu pesar pelo assassinato do P. Hamel

[news]
Por Rádio Vaticana


O Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin enviou uma mensagem ao arcebispo de Rouen, D. Dominque Lebrun, manifestando-lhe o pesar do Papa Francisco pelo assassinato dum padre esta manhã em França.
Jacques Hamel, um padre de 84 anos, foi assassinado esta manhã por dois homens na igreja de Saint-Etienne-du Rouvray, na periferia sul de Rouen, na França. Três outras pessoas ficaram feridas, uma das quais em estado grave.

Por volta das 9.43, quando o padre celebrava a missa da manhã, dois homens irromperam pela igreja adentro pela porta traseira. Para além do celebrante, estavam na igreja duas religiosas e dois fiéis. Uma das religiosas conseguiu fugir e advertiu a polícia que interveio imediatamente; matou os dois assaltantes quando iam a sair da igreja por volta das 11 horas com uma faca na mão, gritando “Allahu Akbar”.  Os três reféns foram então libertados.
Entretanto o auto-proclamado Estado Islâmico já reivindicou o atentado.
D. Dominique Lebrun que se encontra em Cracóvia para a JMJ, já exprimiu a sua dor pelo ocorrido através de um comunicado e vai regressar ainda hoje à sua Diocese.
Na mensagem enviada pelo Cardeal Parolin, o Papa manifesta a sua proximidade espiritual à família do falecido e diz estar particularmente chocado por este acto de violência que teve lugar numa igreja num momento de uma missa, acção litúrgica que implora de Deus a paz parra o mundo. Francisco pede a Deus para inspirar a todos pensamentos de reconciliação e de fraternidade nesta nova provação e para  derramar sobre todos a abundância da sua bênção.
Também o Cardeal Jean-Luis Tauran, Presidente do Conselho Pontíficio para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem a D. Michel Dubost, Presidente do Conselho Episcopal francês para as relações inter-reigiosas, unindo-se a esta provação que a comunidade católica de França está a viver hoje, exprimindo a sua comunhão espiritual e a sua solidariedade na esperança.
Informado do ocorrido, o Presidente da Republica francesa, François  Hollande, dirigiu-se imediatamente ao local acompanhado pelo Ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. 
(DA)

Comunicado de imprensa do arcebispo de Rouen na sequência do atentado esta manhã na Igreja em Rouen.

Tomei conhecimento, em Cracóvia, da matança ocorrida esta manhã na igreja de Saint-Etiénne-du-Rouvray. Provocou três vítimas: o P. Jacques Hamel de 84 anos, e os autores do assassinato. Três outras pessoas ficaram feridas, uma das quais em estado grave. Elevo o meu grito a Deus, juntamente com todas as pessoas de boa vontade. Ouso convidar os não-crentes a unir-se a este grito!
Juntamente com os jovens das JMJ, rezamos, tal como rezamos junto do túmulo do Padre Popieluszko, em Varsóvia, assassinado durante regime comunista.
O vigário geral, o P. Philippe Maheut, encontra-se no local, desde os primeiros momentos. Eu estarei já a partir desta tarde na minha Diocese junto das famílias e da comunidade paroquial que está muito chocada.
A Igreja católica não pode pegar noutras armas que não sejam a oração e a fraternidade entre os homens. Deixo aqui centenas de jovens que são o futuro da humanidade, a verdadeira. Peço-lhes para não baixarem os braços perante a violência e para se tornarem apóstolos da civilização do amor.”
(DA)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...