terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Evidência Bíblica para a Virgindade Perpétua de Maria

[pagadiandiocese]
De Dave Armstrong

Maria “permaneceu virgem ao conceber o seu Filho, uma virgem ao dar-lhe nascimento, uma virgem ao levá-lo, uma virgem ao amamentá-lo ao peito, sempre virgem” (CCC 510)


Puto (1490-1576), “A Apresentação da Virgem Maria no Templo de Jerusalém”

Era uma vez, quase nenhum cristão negou que Maria, a mãe de Jesus, era perpetuamente virgem: incluindo os protestantes. Dos primeiros líderes desse movimento, praticamente todos aceitaram plenamente essa doutrina: incluindo Lutero, Calvino, Zwingli, Bullinger, Turretin e Cranmer. Além disso, a maioria dos exegetas protestantes continuaram acreditando por pelo menos mais 350 anos.Mas hoje, por várias razões, as coisas são muito diferentes, por isso é útil revisitar os argumentos bíblicos, uma vez que a Bíblia é a autoridade que todos os cristãos reverenciam em comum. Um número surpreendente pode ser encontrado. 1) Lucas 2: 41-51 descreve Maria e José levando Jesus ao templo com a idade de doze anos, para a observância exigida da Páscoa. Todos concordam que Ele foi o primeiro filho de Maria, portanto, se houvesse até cinco ou mais irmãos, como alguns sustentam (ou até mesmo um), por que não há indício algum deles nesse relato?
2) Nem o hebraico nem o aramaico têm palavras para “primo”. O Novo Testamento foi escrito em grego, que tem tal palavra (sungenis), mas Jesus e Seus discípulos falavam aramaico (uma versão tardia do hebraico), e a palavra hebraica ach é literalmente traduzido como adelphos, o equivalente literal do "irmão" inglês. Na Bíblia, ele tem uma ampla gama de significados além do "irmão": assim como "irmão" faz em inglês. Assim, é rotineiramente usado no Novo Testamento para descrever primos ou parentes, etc.
3) O próprio Jesus usa “irmãos” (adelphos) no sentido não-irmão. Em Mateus 23: 8 (cf. 12: 49-50), Ele chama, por exemplo, as “multidões” e Seus “discípulos” (23: 1) “irmãos”. Em outras palavras, eles são “irmãos” um do outro.: a irmandade dos cristãos.
4) Ao comparar Mateus 27:56, Marcos 15:40 e João 19:25, descobrimos que Tiago e José (mencionados em Mt 13:55 com Simão e Judas como “irmãos” de Jesus) são os filhos de Maria, esposa de Clopas. Esta outra Maria (Mt 27:61; 28: 1) é chamada de Adão de Nossa Senhora em João 19:25. Assumindo que não há duas mulheres chamadas "Mary" em uma família, esse uso aparentemente significa "primo" ou parente mais distante. Mateus 13: 55-56 e Marcos 6: 3 mencionam Simão, Judas e “irmãs” junto com Tiago e José, chamando todos os adelphoi. A interpretação mais plausível de todos esses dados relacionados é o uso de adelphos como “primos” (ou possivelmente, irmãos-passo) em vez de “irmãos”. Sabemos com certeza, das informações acima, que Tiago e José não eram de Jesus. irmãos.
Não é mero apelo especial argumentar dessa maneira, nem um suposto “desespero” de católicos que supostamente “lêem” os textos em sua crença anterior no dogma da virgindade perpétua. Muita exegese protestante e bolsa de estudos confirma essas visões: especialmente em comentários mais antigos. Por exemplo, o proeminente Comentário do século 19 sobre a Bíblia inteira, de Jamieson, Fausset & Brown, afirma, a respeito de Mateus 13:55 (meus itálicos acrescentados):
Uma questão extremamente difícil aqui surge - Quais eram esses “irmãos” e “irmãs” para Jesus? Eles eram, primeiro, seus irmãos e irmãs? ou, em segundo lugar, eles eram seus meio -irmãos e meio-irmãs, filhos de José por um casamento anterior? ou, em terceiro lugar, eles eram primos dele, de acordo com um modo comum de falar entre os judeus a respeito de pessoas de ascendência colateral? Sobre este assunto, um imenso acordo foi escrito, e as opiniões ainda não estão de modo algum acordadas. . . Além de outras objeções, muitos dos melhores intérpretes,. . . prefiro a terceira opinião. . . Assim, duvidosamente, preferimos deixar essa questão complicada, englobada como é com dificuldades .
5) A Santíssima Virgem Maria está comprometida com o cuidado do Apóstolo João por Jesus da Cruz (João 19: 26-27). Jesus certamente não teria feito isso se tivesse irmãos (todos os quais seriam mais jovens do que Ele).
6) Mateus 1: 24-25 Joseph. . . Não a conhecia até que ela tivesse um filho. . .
Esta passagem tem sido usada como argumento de que Maria não permaneceu virgem depois do nascimento de Jesus, mas o mesmo comentário protestante também declara (meus itálicos novamente):
A palavra “até” [até acima] não implica necessariamente que eles viveram em pé de igualdade depois (como será evidente pelo uso da mesma palavra em 1 Samuel 15:35; 2 Samuel 6:23; Mateus 12:20 ); nem a palavra “primogênito” decide a questão muito disputada, se Maria teve filhos com José após o nascimento de Cristo; pois, como diz Lightfoot, “a lei, ao falar dos primogênitos, não considerava se alguém nasceu depois ou não, mas apenas que nenhum nasceu antes”.
João Calvino usou o mesmo contra-argumento em favor da virgindade perpétua de Maria. De fato, em sua Harmonia dos Evangelhos , comentando Mateus 1:25, ele achava que a contenda de outros irmãos baseados nessa passagem era tão infundada que ele escreveu: “Nenhum homem insistirá obstinadamente no argumento, exceto por um extremo apego. para disputa.”
7) Judas é chamado de “irmão” do Senhor em Mateus 13:55 e Marcos 6: 3. Se este é o mesmo Judas que escreveu a epístola com esse nome (como muitos pensam), ele se chama “servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Judas 1: 1). Agora, suponha por um momento que ele era o irmão de sangue de Jesus. Nesse caso, ele se abstém de se referir a si mesmo como irmão do próprio Senhor (enquanto nos dizem que tal fraseologia ocorre várias vezes no Novo Testamento, referindo-se a um relacionamento entre irmãos) e escolhe identificar-se como irmão de Tiago.
Isso é muito estranho e implausível de acreditar. Além disso, Tiago também se abstém de chamar a si mesmo de irmão de Jesus, em sua epístola (Tiago 1: 1: "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo"): embora São Paulo o chame de "irmão do Senhor" (Gl 1: 19).
É verdade que as Escrituras não vêm diretamente e declaram explicitamente que Maria era uma virgem perpétua. Mas nada nas Escrituras contradiz essa noção, e - para dizer a mesma coisa de outra forma - nada na doutrina da virgindade perpétua contradiz a Escritura.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...