quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Participantes em atos sagrados relacionados à 'Marcha pela Vida' podem obter indulgência plenária

[infovaticana]


Conforme relatado pelo Catholic Herald, aqueles que participam da Vigília da Oração Nacional pela Vida ou em outras celebrações sagradas realizadas para o propósito da Marcha pela Vida - que acontecerá em Washington DC em 18 de janeiro - podem obter uma indulgência plenária. 

Foi anunciado pelo Arcebispo de Arlington, Monsenhor Michael Burbidge, num comunicado sobre a manifestação, que, como nos anos anteriores, deverá estar lotada: “A Sagrada Penitenciaria Apostólica tem garantido uma indulgência plenária que pode ser obtida, sob as condições. habitual, para aqueles que participam nos atos sagrados celebrados em 17 e 18 de janeiro".
Em sua nota, o cardeal assinala também que aqueles que, por razões justificadas, não podem participar dos atos, não têm que renunciar à indulgência: "Os idosos, os doentes e os que não deveriam deixar o lar podem ganhar a indulgência se eles se unem espiritualmente a esses eventos e oferecem suas orações e penitências a Deus”. As indulgências plenárias consistem na remissão das penalidades devidas a pecados que já foram absolvidos. As condições necessárias para obtê-lo são que o indivíduo esteja em graça antes de terminar a obra vencedora, que pretenda - pelo menos geral - obter indulgência, que mostre uma disposição interior de desapego ao pecado e que confesse e comungue vinte dias antes ou vinte dias depois de realizar a ação vencedora.
A Vigília da Oração Nacional pela Vida será celebrada entre 17 e 18 de janeiro na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição. Começará com uma missa oficiada pelo arcebispo de Kansas, Joseph Naumann, que é presidente do Comitê pró-vida dos bispos americanos; Missa a ser seguida de confissões, rosários, horas sagradas e laudes. Já de manhã, a vigília culminará com uma missa oficiada pelo Bispo de Richmond, Barry Knestout.
É o prelúdio perfeito para a Marcha pela Vida, convocada este ano sob um lema extremamente eloqüente: “Único desde o primeiro dia". Pró-vida é pró-ciência. Como em ocasiões anteriores, o objetivo da manifestação é expressar uma oposição pública massiva à decisão emitida pela Suprema Corte em 1973 em relação ao caso Roe vs. Wade, que levou à descriminalização do aborto em todo o país.
Para nos aprofundarmos no espírito que inspira a marcha, voltamos à declaração do Arcebispo de Arlington: "Janeiro nos dá a oportunidade de expressar nossa crença na dignidade e no valor da vida humana, bem como expressar o testemunho de que não permaneceremos silenciosa enquanto injustiças como o aborto continuam a ter um lugar na nossa sociedade".
"Eu rezo para que um dia, unidos em oração, e perseverantes em nossa defesa dos não-nascidos e vulneráveis, acabemos com qualquer expressão de injustiça ou violência contra a vida humana", diz ele.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...