sábado, 20 de outubro de 2018

Empresa australiana usa retrato 'blasfemo' da crucificação de Jesus para forçar a doação de órgãos

[lifesitenews]
Por Dorothy Cummings McLean


DEAKIN, Austrália, 19 de outubro de 2018 (LifeSiteNews) - Um comercial de TV australiano que incentiva a doação de órgãos apresenta um retrato cômico de Jesus Cristo morrendo na cruz quando soldados romanos tentam contratá-lo para doar seus órgãos após a morte.
Os cristãos estão chamando o comercial produzido pela campanha Dying to Live, apoiada pelo governo, "além da blasfêmia". Um grupo de lobby cristão australiano lançou uma petição para a remoção do anúncio.
"Sua promoção para doação de órgãos tomou emprestado um dos momentos mais importantes da história cristã e usou-o como um dispositivo barato para promover uma mensagem que muitos cristãos, em outras circunstâncias, gostariam de apoiar", afirma o grupo.
“Sua campanha escolheu zombar das crenças de muitas pessoas de fé em nossa nação. Isso dificilmente serve para recomendar sua mensagem”, acrescenta.
O filme de 2,5 minutos começa quando uma mulher chora enquanto olha para Jesus Cristo pregado na cruz. O tom muda rapidamente quando dois soldados romanos aproximam-se de Jesus para pedir-lhe que se inscreva como doador de órgãos. Os personagens riem quando percebem que Cristo não pode se inscrever sem ajuda, Suas mãos sendo pregadas na madeira da cruz.
“Seus órgãos podem salvar a vida de até seis pessoas - sete, sete pessoas. Sem mencionar como seus ossos, tecidos moles e ligamentos podem mudar a vida de muitos outros. E córneas - você ajudará as pessoas cegas a ver. Que milagre,” os soldados dizem em tom zombeteiro.
"Obviamente, eu faria isso, eu sou Jesus", responde o homem pregado na cruz.
Os soldados então empurram um smartphone preso à ponta de uma lança até a cruz para que Jesus clique no botão de consentimento com seu dedo mindinho.

Um ainda de "O que Jesus faria" foram Jesus está sendo entregue um smartphone em uma lança para consentir em se tornar um doador de órgãos.
 Michael Hichborn, do Instituto Lepanto, disse à LifeSiteNews que os transplantes de órgãos são controversos o suficiente sem acrescentar blasfêmia à mistura.
“Os graves problemas morais associados à doação vital de órgãos são ruins o suficiente. Transplantes de coração, por exemplo, são impossíveis sem matar deliberadamente o doador”, disse ele.
“Mas usar o sacrifício de Nosso Senhor no Calvário para promover tais coisas é além de blasfêmia. As palavras não podem expressar a gravidade de uma ofensa que é para Nosso Senhor", acrescentou.
Muitos cristãos não conhecem as questões bioéticas envolvidas na doação de órgãos. Não só os órgãos são retirados de pessoas que ainda não morreram, como a própria definição de morte foi alterada para facilitar essa prática. LifeSiteNews relatou uma história sobre um jovem que, depois de ter sido declarado “com morte cerebral”, foi mantido vivo para que seus órgãos pudessem ser tomados - uma condição necessária para manter os órgãos doados em condição de pico.
Alguns médicos da indústria de doadores de órgãos chegaram a pedir que o protocolo “perigosamente enganoso” de exigir “morte” seja abandonado. O Dr. Neil Lazar e o Dr. Maxwell J. Smith de Toronto e David Rodriguez-Arias da Universidad del Pais Vasco propuseram no "American Journal of Bioethics" que um protocolo mais honesto se concentraria no conforto e consentimento do "morrer" ou Pacientes “gravemente feridos” cujos órgãos foram removidos.
A mãe de Cristo, Maria, e seu pai adotivo Joseph também são apresentados no filme, para ilustrar que, na Austrália, os membros da família também devem dar o consentimento para a doação de órgãos de uma pessoa.
Depois que os negócios terminam, os soldados romanos posam para uma selfie com Jesus ao fundo.


O comercial termina com um cartaz dizendo “Faça o que Jesus faria. Registre-se em dyingtolive.com.au” Aqui está um link para uma gravação do comercial. Os leitores são avisados ​​de que é extremamente ofensivo.
O filme foi apoiado pelo Instituto Australiano da Ilha dos Tubarões, pela Documentary Australian Foundation e pela Goodpitch2 Australia. Os cineastas colaboraram com uma coalizão de agências governamentais, incluindo a Autoridade de Órgãos e Tecidos e Doam Vida.
O Australian Christian Lobby pediu à campanha Dying to Live para remover seu anúncio.
"O ato de Jesus morrer na cruz em prol da humanidade é a personificação do amor auto-sacrificial", escreveu o grupo em sua petição. “É um ato reverenciado não só pelos cristãos, mas por muitas pessoas de fé. O fato de ser explorado para este anúncio demonstra que ele possui ampla ressonância cultural”.
"Portanto, é lamentável que essa expressão profunda de amor sacrificial tenha sido banalizada como um dispositivo barato para atrair a atenção do público", continuaram. "Um esquete diferente poderia ter comunicado a mensagem sem alienar uma parcela significativa do público que pretendia engajar."
Eles disseram que queriam enviar uma “mensagem clara” ao diretor e Dying to Live, que sua zombaria do cristianismo não era apoiada pela comunidade e que o diretor do filme “fez a doação de órgãos um desserviço”.
Até agora, sua petição está empurrando 5 mil assinaturas.
Dying to Live descreve o comercial curto como um "anúncio de impacto". Em seu site, eles anunciam seu documentário completo sobre a necessidade de doação de órgãos na Austrália. Também é chamado Dying to Live .
Morrendo para viver Os organizadores da campanha afirmam em seu site que criaram o comercial para ser provocativo.
"Sem dúvida, isso criará uma discussão acalorada. E é exatamente isso que importa. Levar as pessoas a falar sobre doação de órgãos."
Declarou o diretor do comercial, Richard Bullock: “Eu queria deliberadamente provocar uma conversa nas residências em torno do assunto. Isso é realmente difícil, já que ninguém quer falar sobre morte e doação de órgãos na mesa de jantar”.
Os organizadores da campanha afirmam em seu site: "Nosso objetivo é nada menos do que colocar um grande aumento no número de australianos que se registram como doadores de órgãos."
Alguns australianos pegaram as mídias sociais para dizer que o comercial cruzou uma linha.
“A organização Dying To Live e sua agência de publicidade precisam retirar sua campanha publicitária ofensiva em toda a Austrália. Eles devem considerar o respeito e a dignidade que precisam ser concedidos aos doadores e suas famílias, em vez de seu ataque descarado aos cristãos, na tentativa de obter mais doadores”, postou o usuário do Facebook, Robert Harmer.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...