segunda-feira, 18 de junho de 2018

Católicos conservadores lançam conferência alternativa sobre casamento e família na Irlanda

Por Sarah Mac Donald*

Evento irá focar a Encíclica do Papa Pio XI, que antecipa Humanae Vitae através de seu ensino sobre o casamento, procriação e contracepção.


Encontro Mundial das Famílias (EMF) descreveram o evento como "um encontro aberto a todos", reafirmando uma declaração anterior de que todas as famílias seriam bem-vindas. (Pixabay)

Conservadores farão uma “Conferência de Famílias Católicas” de dois dias em Dublin. A iniciativa vem em reposta ao Encontro Mundial das Famílias programado para agosto.
O Instituto Lumen Fidei está dando suporte à conferência cujo foco será sobre a Encíclica Casti Connubii (1930) do Papa Pio XI que antecipa Humanae Vitae através de seu ensino sobre casamento, procriação e contracepção.
Programas de preparação para o Encontro Mundial das Famílias e muitas das palestras do evento de três dias (22-24 de agosto) tomaram como tema a exortação apostólica do Papa Francisco, Amoris Laetitia.
O diretor do Instituto Lumen Fidei, Anthony Murphy, disse que "nós pensamos que o melhor serviço que podemos dar é tentar explicar os belos ensinamentos da Igreja de forma clara e aberta e direta."
Um local estratégico foi escolhido próximo ao Encontro Mundial de Famílias para facilitar aqueles que desejam ir até a Conferência do Lumen Fidei. Lá o público ouvirá o cardeal Raymond Burke através de vídeo e o bispo cazaquistanês Athanasius Schneider, ambos críticos proeminentes do Papa Francisco.
Estarão presentes outros oradores como o padre Thomas Weinandy, dr. Robert Royal, dr. Gerard van den Aardweg, professor Stephane Mercier e John Smeaton.
"Queremos um evento católico com especialistas em famílias católicos que contribuíram ao longo dos anos às famílias pro-apostolados", disse Murphy.
Em relação ao convite do padre jesuíta James Martin, para falar no Encontro Mundialsobre como paróquias podem chegar aos católicos LGBT, Anthony Murphy disse que se a Igreja da Irlanda quisesse chegar aos "homossexuais – pessoas de mesmo sexo atraídas de forma genuína", o arcebispo Diarmuid Martin, que é presidente do evento, deveria ter convidado "um apostolado como Courage, que trata sobre o assunto há mais tempo que esse padre em busca de publicidade."
Courage International é um apostolado aprovado da Igreja Católica que aconselha homens e mulheres com atração pelo mesmo sexo a viverem castos em comunhão, verdade e amor. Baseado em um modelo de tratamento para viciados em drogas e álcool usado em programas como o Alcoólicos Anônimos (AA), Courage é executado num programa de 12 passos, destinado a ajudar as pessoas homossexuais a permanecerem em abstinência de sexo.
"Acho que qualquer católico fiel ficaria profundamente decepcionado de ter alguém que causou tanta confusão com suas diversas intervenções e tanto mal para o corpo da Igreja", disse Anthony Murphy em relação aos esforços de James Martin para construir uma ponte entre a Igreja institucional e a comunidade gay.
"Falei com muitos padres na Irlanda, na América e na Inglaterra, que não conseguem acreditar que um homem desses seja convidado com aprovação do Vaticano. Tudo o que podemos dizer é que este homem não representa o ensinamento da Igreja e que ele é fortemente influenciado pelo lobby homossexual anti-católico."
Em entrevista à revista America, James Martin afirmou que o convite para falar no Encontro Mundial das Famílias 2018 é uma mensagem aos católicos LGBT, "vocês são uma parte importante da Igreja." 
Sarah Mac Donald em texto publicado por The Tablet, 15-06-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...