sexta-feira, 20 de abril de 2018

Ex-evangélica revela suas 10 partes favoritas da Missa

[churchpop]


Todos estamos felizes pela conversão ao catolicismo da popular youtuber evangélica Lizzie Estella Reezay (LizzieAnswers). Ela acabou de se crismar durante a Vigília Pascal e agora usa seu canal no Youtube para compartilhar mais sobre a fé católica. Em seu mais recente vídeo ela nos conta as suas 10 partes preferidas das Missa.
São estas!

1) A presença real de Jesus na Eucaristia

“Cada vez que vou a Missa choro quando o Pão e o Vinho se convertem no corpo e sangue do Senhor”, afirma Lizzie em seu vídeo. Por que chora? Ela afirma que esse é muito comovente e faz suas as palavras de São Francisco de Assis:
“O homem deveria tremer, o mundo deveria vibrar, o Céu inteiro deveria comover-se profundamente quando o filho de Deus aparece sobre o altar nas mãos do sacerdote."

2) O Credo

Lizzie recorda que a primeira vez que escutou o Credo foi quando era criança e um amigo a convidou para a missa. Naquela ocasião se sentiu um pouco mal por não saber o credo de cor.
Ao ficar sabendo que São Nicolau (Sim, o verdadeiro Papai Noel) deu uma bofetada no herege Ario por negar a divindade de Jesus, entendeu que cada linha do Credo é como uma bofetada em cada uma das heresias daquele tempo. Por isso, quando ela começou sua catequese passou bastante tempo analisando todo o Credo.

3) A Água Benta

“Quando eu estava na Church of God (Sua antiga Igreja evangélica) fui batizada aos 13 anos e recordava meu batismo cada ano e o vivia intensamente, mas no catolicismo posso recordar toda vez que vou a missa ou visito uma paróquia”, afirma Lizzie. Ela se sente muito grata porque na Igreja Católica essa recordação não é apenas mental, mas também de maneira física, graças ao fato de poder benzer-se com água benta toda vez que entra em uma Igreja.

4) Tempo para orar na Missa

Quando Lizzie era protestante, depois de cada culto ela sentia a necessidade de estar a sós com Deus para orar e meditar o que havia escutado do pastor, mas isso não era possível; mas isso mudou, em cada Santa Missa ela pode rezar depois de receber a Eucaristia. Ela também explica que isto é vivido com mais intensidade quando assiste a Missa em latim (Missa Tridentina) onde se tem o costume de ter esses momentos de silêncio com o Senhor antes, durante e depois da Santa Missa.

5) O sinal da Cruz

No início Lizzie não entendia o sinal da cruz. Parecia que não tinha muito sentido fazê-lo. Mas agora toda vez que reza faz o sinal da cruz porque a ajuda a esforçar-se mais na oração. Ela comenta que aprendeu isso quando no início da conversão se aproximou um pouco da Igreja Ortodoxa.

6) Arte cristã: Estátuas e Ícones

Lizzie cresceu convencida de que os católicos adoravam imagens. Isso fez com que no início se sentisse incomodada com tantas artes nos templos, mas agora ver essas imagens a ajudam a entender que na história da Igreja existiram muitas pessoas que foram capazes de deixar tudo para seguir a Deus.

7) Ênfase na Paz

“Nos últimos 3 ou 4 anos o conceito de paz espiritual tem sido muito importante em minha espiritualidade. O sacerdote sempre diz na Missa “eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. E também quando o sacerdote diz “a paz esteja convosco” e respondemos “e com teu espírito” […] realmente vejo a paz do Senhor como algo realmente protetor […] e que Cristo vem trazer-nos essa paz”.

8) Importância da Ação de Graças

A gratidão tem sido algo muito importante na vida de Lizzie, por isso uma de suas partes favoritas da Missa é quando o sacerdote diz “Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, Pai santo, sempre e em todo lugar, por Cristo, Nosso Senhor”.

9) A Oração Penitencial

O ato penitencial “eu confesso a Deus todo poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei por pensamentos e palavras, atos e omissão”, tem ajudado Lizzie a refletir sobre quantas vezes ela tem pecado sem se dar conta ou sem ter tido a intenção de fazer mal a alguém.

10) A oração de Mateus 8, 8

“Senhor, não sou digno de que entres em minha morada, mas dizei uma palavra e eu serei salvo”. Lizzie conta que ao ter maior consciência de seus pecados e perceber-se tão pequena diante da grandeza de Deus, faz com que se encha de alegria ao saber que Deus ainda assim se entrega na Sagrada Eucaristia. Definitivamente esta curta oração expressa perfeitamente a alegria mencionada.

Pode ver aqui o vídeo em inglês onde ela explicas estes 10 pontos:


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...