quinta-feira, 29 de junho de 2017

As 6 excomunhões que só a Santa Sé pode levantar

[aleteia] 
Por Senza Pagare


Existem pecados tão graves que são punidos com a excomunhão automática



Existem pecados que, de tão graves, são punidos com a excomunhão automática, a chamada excomunhão “latae sententiae“. O aborto é um deles.
Normalmente, esses pecados podem ser perdoados com a confissão, penitência e emenda sincera e a pena de excomunhão pode ser levantada pelo bispo local.
Existem 6 casos de excomunhão, porém, que somente a Santa Sé pode levantar. Cinco deles são mencionados pelo Código de Direito Canônico e o sexto caso foi acrescentado pela Congregação para a Doutrina da Fé.
Os casos são estes:
1 – Cân. 1367 — Quem jogar fora as espécies consagradas ou as subtrair ou retiver para fim sacrílego incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica; o clérigo pode ainda ser punido com outra pena, sem excluir a demissão do estado clerical.
2 – Cân. 1370 — § 1. Quem usar de violência física contra o Romano Pontífice incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica; se o delinquente for clérigo, pode acrescentar-se outra pena segundo a gravidade do delito, sem excluir a demissão do estado clerical.
3 – Cân. 1382 — O Bispo que, sem mandado pontifício, conferir a alguém a consagração episcopal e aquele que dele receber a consagração incorrem em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica.
4 – Cân. 1378 — § 1. O sacerdote que agir contra a prescrição do cân. 977 (absolvição do cúmplice em pecado contra o sexto mandamento) incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica.
Nota: Este cânone se refere aos casos em que o próprio sacerdote confessor tenha sido cúmplice do pecado contra a castidade confessado pela pessoa penitente. Por exemplo: se uma mulher que tenha mantido relações sexuais com um padre for se confessar com esse mesmo padre, ele não pode absolvê-la a não ser em caso de iminente perigo de morte da mulher, dado que é seu cúmplice no pecado contra o sexto mandamento (ou seja, um pecado contra a castidade).
5 – Cân. 1388 — § 1. O confessor que violar diretamente o sigilo sacramental incorre em excomunhão latae sententiae reservada à Sé Apostólica; aquele que o violar apenas indiretamente seja punido segundo a gravidade do delito.
6 – Além destes casos, a Congregação para a Doutrina da Fé acrescentou mais um: a tentativa de conferir a ordenação sacerdotal a uma mulher.
____________
Com informações do blog Senza Pagare
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...