domingo, 16 de abril de 2017

Se Cristo é o "primogênito na criação", então como ele pode ser Deus?

[icatolica]



Por que você não volta para lá comigo? Observe o que Paulo escreve sobre Jesus…
Colossenses 1,15: “Ele [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação”.
O primogênito! Ahh, então a Testemunha de Jeová em sua varanda normalmente dirá algo como:Testemunha de Jeová: “Olhe para isso. Paulo diz que Jesus é o “primogênito” de toda “criação”. Paulo está dizendo que Jesus foi a primeira de todas as criações de Deus. Ele foi trazido à existência algum tempo na eternidade passada (antes da criação do mundo). Então, porque esse é o caso, obviamente Jesus não pode ser o eterno, Deus Todo-Poderoso.”
Bem, isso pode parecer bastante persuasivo para as pessoas que não estudaram isso. Então, como podemos responder a isso? É isso que este versículo está ensinando (que Jesus foi o primeiro a ser criado por Deus)? Não.
Essa palavra “primogênito”, em Colossenses 1,15 , é a palavra grega “prototokos”. Não significa “primeiro criado”, como dizem as seitas. Há outra palavra grega para “primeiro criado” (protoktistos) e Paulo não usou essa palavra.
Os estudiosos gregos concordam que a palavra que Paulo usa aqui em Colossenses 1,15 (prototokos) significa:

1.   Superior
2.   Preeminente em hierarquia
3.   Elevado

É isso que Paulo, que escreveu esta epístola, estava dizendo sobre Jesus (que Ele é preeminente em posição, superior a, e acima de toda criação).
Por que Jesus é superior a toda a criação? Bem, o versículo seguinte explica. Observe o fluxo. Paulo diz:
Colossenses 1,16-17: "Porque por ele {Jesus} todas as coisas [quantas coisas? TODAS AS COISAS] foram criadas que estão no céu e que estão na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou domínios, ou principados ou poderes. Todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas".
É por isso que Jesus é superior a tudo. Ele é Aquele que fez tudo!

Para lidar com as implicações destes dois versículos (Colossenses 1,16-17 ) as Testemunhas de Jeová acrescentaram quatro palavras em sua tradução da Bíblia que não estão no grego original para dar à gente a impressão de que Jesus só fez algumas coisas – não TODAS as coisas:

“Pois por meio dele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer domínios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram criadas por meio dele e para ele. Também, ele já existia antes de todas as outras coisas, e por meio dele todas as outras coisas vieram a existir”.

Bem, esta é uma forma deplorável para lidar com as Escrituras. Não devemos adulterá-la para conformá-la à nossa teologia. Devemos formar nossa teologia (nossas crenças) em torno do que a Bíblia diz! E esta passagem (Cl 1,16-17)  claramente retrata Jesus como o Criador de todas as coisas. Ele mesmo nos diz no v. 17 que Ele existia antes que todas as coisas viessem a existir.
Irmãos e irmãs, Ele é o Deus eterno!
Portanto, se uma testemunha de Jeová ou alguém tentar dizer-lhe que o termo “primogênito” significa que Jesus foi o primeiro a ser criado por Deus, gentilmente diga-lhes que estão equivocadas e que a passagem está realmente ensinando que Jesus é superior ou acima da criação. 
_____________________________________
Always be Ready / Logos Apologética Cristã
Traduzido por: Emerson de Oloveira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...