quarta-feira, 19 de abril de 2017

Papa nomeia bispos para o Brasil

[zenit]
Da Redação


A Igreja no Brasil ganhou dois novos bispos



(ZENIT – Cidade do Vaticano, 19 Abr. 2017).- Na manhã desta quarta-feira, 19, o papa Francisco nomeou bispo da vacante diocese de Imperatriz (MA), dom Vilson Basso, transferindo-o da sede episcopal de Caxias, no Maranhão.
Na outra, nomeou bispo da vacante diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, dom Francisco Carlos Bach, transferindo-o da sede episcopal de São José dos Pinhais, no Paraná.
Dom Vilson Basso
Dom Vilson tem 57 anos e nasceu em Tuparendi (RS). Ingressou para o Seminário de Filosofia em 1979, e concluiu a formação em Teologia no ano de 1985, sendo ordenado presbítero, no mesmo ano. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia).

Durante sua trajetória no sacerdócio atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu em São Paulo e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas. Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, pelo papa emérito Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano. Atualmente é presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui Senhor”.
Dom Francisco Carlos Bach
Nascido em Ponta Grossa (PR), em 4 de maio de 1954, dom Francisco Carlos Bach, foi ordenado presbítero em 1977 e bispo em 2005. Estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense. O bispo tem mestrado em Direito Canônico, pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.

Como bispo, dom Francisco foi membro da presidência do regional Sul 2 da CNBB (Paraná) e representante episcopal para a Pastoral da Saúde do regional. Seu lema episcopal é “In manus tuas” – Nas Suas Mãos (LC 24,47).
***
O papa Francisco nomeou para a vacante prelazia de Itacoatiara, no Amazonas, o padre José Ionilton Lisboa de Oliveira. O presbítero atualmente exerce o posto de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, pertencente à arquidiocese de Feira de Santana, na Bahia.
Padre José Ionilton Lisboa
Natural de Araci (BA), padre José Ionilton Lisboa nasceu em 09 de março de 1962, na Fazenda Chã. Formou-se em Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias e em Teologia na Escola Teológica do Mosteiro São Bento, de 1988 a 1991. Em 2015, fez a convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Sua ordenação presbiteral ocorreu em 1992, na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci (BA). Em sua trajetória, atuou, entre outras coisas, como membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Vitória da Conquista, representando os religiosos em 2005 e membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – regional Bahia/Sergipe.
Na mesma ocasião, o papa Francisco também acolheu a solicitação de dom Francisco Javier Delvalle Paredes e nomeou o padre Bruno Elizeu Versari, como bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão, no Paraná. Atualmente, o presbítero é pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, em Maringá (PR).
Padre Bruno Elizeu Versari
Nascido em 30 de maio de 1959, na cidade de Candido Mota, em São Paulo, padre Bruno Elizeu Versari foi ordenado sacerdote em 03 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Floresta (PR). Em sua trajetória atuou como ecônomo da arquidiocese de Maringá; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros, de 2000 a 2009, e vigário geral da arquidiocese de Maringá.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...