terça-feira, 18 de abril de 2017

“O que diz a Igreja a tantas tragédias?” Homilia do Papa Francisco (tradução completa)

[zenit]
Da Redação

Apostar em Cristo ressuscitado



“O que diz a Igreja a tantas tragédias? ” perguntou o Papa Francisco durante a homilia da missa de Páscoa em Praça de São Pedro, na presença de cerca de 60 000 pessoas, domingo, 16 de abril, 2017. Ele convidou a apostar em Cristo ressuscitado.
Na homilia improvisada, ele enfrentou o tema do contraste entre a boa notícia da ressurreição de Cristo e as aflições que a humanidade e todos continuam a atravessar.
“O que diz a Igreja a tantas tragédias? ” perguntou o Papa: “Ela disse simplesmente isto: a pedra rejeitada não foi realmente excluída. As pequenas pedras que acreditam e apegar-se que a pedra não são rejeitados, eles têm significado, e, com esse sentimento, a Igreja repete do fundo de seu coração: “Cristo ressuscitou!”
E, disse o Papa Francis: “É o mistério da pedra rejeitada que acaba por ser o fundamento da nossa existência.”
Durante a missa, a congregação orou para o papa e para o mundo  – em diferentes idiomas: hebraico, italiano, Inglês, húngaro e chinês – e especialmente para Bento VI porque era seu aniversário de 90 anose para a unidade dos cristãos que celebram a Páscoa na mesma data este ano.
Após a missa, o Papa Francis cumprimentou os cardeais e ele fez uma turnê da Praça de São Pedro para saudar os presentes. Os aplausos e ovações lhe respondeu.
Ao meio-dia, ele subiu para a loggia da bênção da Basílica Vaticana para a sua mensagem de Páscoa e Urbi et Orbi.
AB

Homilia do Papa Francisco

Hoje, a Igreja repete, canta e grita: “Jesus ressuscitou!” Mas como? Pedro, João, as mulheres foram ao sepulcro, mas estava vazio, ele não estava lá.
Eles foram o coração fechado por tristeza, a tristeza da derrota: o Mestre, seu Mestre, aquele que tanto amava foi executado, ele morreu. E da morte, não há retorno. É a derrota, que o caminho para derrotar o caminho para o túmulo.
Mas o anjo disse: “Ele não está aqui, ele ressuscitou.” Este é o primeiro anúncio: “Ele ressuscitou.”  E, em seguida, a confusão, o coração fechado, aparições. 
Mas os discípulos permanecem trancados durante todo o dia no Cenáculo, porque tinham medo que às vezes a mesma coisa que Jesus.
E a Igreja continua a contar a nossas derrotas, a nossos corações fechados e com medo, “Pare, o Senhor ressuscitou! ”
Mas se o Senhor ressuscitou, como podem essas coisas acontecem? Como pode acontecer tantas desgraças, doenças, tráfico de pessoas, guerras, destruições, mutilações, vinganças, ódio? Mas onde está o Senhor?
Ontem liguei para um jovem que tem uma doença grave, um jovem educado, um engenheiro. E falando para dar um sinal de fé, eu disse: “Não há explicação para o que aconteceu com você. Olhe para Jesus na cruz: Deus fez isso com seu filho, e não há outra explicação”. E ele me respondeu: “Sim, mas ele pediu ao seu Filho, eo Filho disse que sim. Para mim, não foi perguntado se eu queria. Não perguntar a qualquer um de nós: “Mas você está feliz com o que está acontecendo no mundo? Você está pronto para carregar esta cruz?” E continua a cruz e a fé em Jesus cai.
Hoje, a Igreja continua a dizer: “Pare, Jesus ressuscitou! ” E isso não é imaginação, a ressurreição de Cristo não é uma festa com muitas flores. É bonito, mas não é isso, é algo mais. É o mistério da pedra rejeitada que acaba por ser o fundamento da nossa existência. Cristo ressuscitou, é o que isso significa. Nesta cultura de rejeição, onde o que não é útil é rejeitada, a pedra – Jesus – é rejeitada e é vida. 
E nós, pequenos seixos na terra, nesta terra de dor, tragédia com a fé em Cristo ressuscitado, temos um sentido no meio de tantas calamidades. O sentido de ver além do sentido dizer: “Olha, não há nenhuma parede, não há horizonte, há vida, há alegria, há a cruz com esta ambivalência. Olhando para a frente, não calar-se! Você, pouca rocha, você tem um sentido na vida, porque você é uma pedrinha perto desse grande pedra, esta pedra que foi rejeitada por causa da maldade do pecado.”
“O que diz a Igreja a tantas tragédias? Ela disse simplesmente isto: a pedra rejeitada não foi realmente excluída. As pequenas pedras que acreditam e apegar-se a pedra, não são rejeitados, eles têm significado, e, com esse sentimento, a Igreja repete do fundo de seu coração: “Cristo ressuscitou!”
“É o mistério da pedra rejeitada que acaba por ser o fundamento da nossa existência.” Pense um pouco, que cada um de nós pensa, para os problemas quotidianos, doenças que temos vivido uma doença ou tem um de nossos pais. Pense guerras, tragédias humanas, e simplesmente com uma voz humilde, sem flores, sozinha, diante de Deus, de nós mesmos, digamos, “Eu não sei como é, mas eu tenho certeza que a Cristo ressuscitou e eu aposto nisso. “
Irmãos e irmãs, é isso que eu queria dizer. Vá para casa agora, repetindo em seu coração: “Cristo ressuscitou!
© Tradução, ZENIT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...