quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Salvação: O que é necessário?



Autor: Anastasios Kioulachoglou


Fé em Jesus Cristo ressuscitado como o Senhor, o Cristo, o Messias, o Filho de Deus é, inegavelmente o único modo para qualquer um ser salvo. Isto fica claro através de inúmeras passagens nas Escrituras. Aqui estão algumas delas:
“E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”(João 3:14-18)

“Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (
João 20:30-31)

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (
João 11: 25-26)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”(
Marcos 16:15-16)

“e tirando-os para fora, [Paulo e Silas] disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles[Paulo e Silas]: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (
Atos 16:30-31)

“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;” (
Romanos 10:9)
Antes de dizer qualquer coisa, eu gostaria de primeiro pontuar que a expressão “quem crer” contidas nos textos bíblicos acima estão expressas no tempo verbal presente do indicativo. Em outras palavras, o que está descrito aqui é uma fé ativa, presente, não se referindo a um evento passado que talvez possa ou não corresponder a verdade agora, no momento atual. Uma tradução ainda mais apurada destas afirmações seria “aqueles que seguem acreditando”, ou seja, acreditaram e continuam acreditando. Isto corresponderia mais ao fato de que o tempo presente no Grego antigo foi usado para transmitir a ideia de “duração”, mais do que um evento único. O primeiro apêndice deste livro dará maior enfoque a esta questão, e ao uso do tempo verbal correspondente ao presente do indicativo no grego arcaico.
De volta ao nosso tema central: É óbvio pelas passagens mencionadas acima ( e existem mais passagens) que nós não somos salvos pelas obras da lei e por nossas próprias obras. A salvação é dada livremente, por meio da graça, como um presente para todo aquele que crê em Jesus Cristo como seu Senhor, O Messias, O Filho de Deus. Esta é a indiscutível verdade da Palavra de Deus. Sendo assim, a fé é a chave da salvação, com a graça sendo a outra chave. Efésios 2:8 resume isto muito bem:
Efésios 2:8 
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;”
Há portanto dois elementos que combinados levam à salvação. Graça e fé. Cada um destes elementos separadamente não pode dar a salvação. A graça de Deus não pode isoladamente salvar uma pessoa se esta pessoa não tem fé, ou seja, se a pessoa não crer verdadeira e sinceramente, em seu coração, que Jesus Cristo é o seu Senhor, como o Filho de Deus e Messias.
Basicamente Deus quer que todos sejam salvos e deu o Seu Filho para todos como resgate. A passagem de 1 Timóteo 2:3-4 diz:
“Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;”
E também Tito 2:11
“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens
Jesus Cristo se entregou por todos! Deus deseja que todos sejam salvos. A Sua graça se mostrou para todos os homens. Portanto a graça de Deus – a primeira parte da condição para salvação conforme mencionado em Efésios 2:8 (pela graça) – está disponível a todos; ela “se mostrou para todos os homens.” Mas a segunda parte da mesma passagem (“por meio da ”) não está disponível para todos. Apenas para alguns que realmente crêem no que Deus, diz em Sua Palavra a respeito de Seu Filho, e apenas estes serão salvos. Porque a salvação não é apenas pela graça, mas “pela graça por meio da fé.”
Havendo esclarecido este ponto, a pergunta primordial e crítica é: uma vez que uma pessoa crê, há garantia que a fé durará para sempre, ou é alguma coisa que deve ser mantida, visto que também pode ser abandonada? Como a Bíblia trata a questão da fé? Ela é tratada como algo dinâmico, ou como algo estático, isto é, uma vez que você tenha adquirido a fé, você sempre terá fé? O que significa ter uma fé verdadeira? O que acontece com a salvação, quando a fé é abandonada? É possível que isto aconteça, se sim, quais as consequências? Muitas pessoas não se importam em fazer tais questionamentos. Neste estudo nós vamos fazer tais questionamentos, e verificar as respostas simples dadas pela Bíblia, começando pela pessoa mais apropriada para falar a respeito da Salvação: O próprio Salvador. 

↠Continua
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...