quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Papa Francisco nomeia Dom Orlando Brandes novo arcebispo de Aparecida

Do G1 Vale do Paraíba e Região



Papa aceita renúncia de Dom Raymundo, que ocupa cargo há 12 anos. Dom Orlando Brandes será transferido da arquidiocese de Londrina.


Dom Orlando Brandes irá substituir Dom Raymundo Damasceno (ao fundo) como arcebispo de Aparecida
(Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida)

O Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes como novo arcebispo de Aparecida (SP). O pontífice aceitou nesta quarta-feira (16) o pedido de renúncia por idade de Dom Raymundo Damasceno, que ocupa o cargo há 12 anos, e também anunciou Brandes como substituto.
Dom Orlando Brandes tem 70 anos e será transferido da arquidiocese de Londrina (PR), onde ocupa o cargo desde 2006. Ele deve tomar posse como arcebispo de Aparecida em janeiro de 2017. Dom Raymundo vai dar continuidade aos trabalhos religiosos em Brasília (DF).
Brandes foi nomeado bispo de Joinville (SC) em 1994 e foi transferido em 2006 para a Arquidiocese de Londrina. Ele também foi presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2007 e 2011 e delegado para a 5ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Aparecida.
A substituição acontece após o Papa aceitar o pedido de renúncia por idade de Dom Raymundo feito em 2012. Pelo direito canônico, o arcebispo deve renunciar ao cargo quando completar 75 anos.
O cardeal Dom Raymundo Damasceno deixa o posto de arcebisto de Aparecida depois de mais de uma década. Nesse período, ele também exerceu a presidência da CNBB, participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, participou de quatro Sínodos no Vaticano e foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI.
Para ele, entre os momentos mais marcantes de sua atividade religiosa em Aparecida estão as visitas de dois pontífices.
"Esses eventos ficaram marcados na minha memória, primeiro a visita do Papa Bento 16. Em um segundo momento, a visita do Papa Francisco em 2013, que veio para a JMJ [Jornada Mundial da Juventude] e fez questão de vir a Aparecida, para mostrar sua devoção à Santa. São momentos inesquecíveis, de grande experiência espiritual para mim", disse Damasceno.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...