domingo, 20 de novembro de 2016

Morre Dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito de Franca, SP

Do G1 Ribeirão e Franca



Religioso sofreu infarto neste domingo (20) quando se preparava para viajar.Corpo será enterrado na Catedral da cidade às 10h de segunda-feira (21).



O bispo emérito da Diocese de Franca (SP), Dom Diógenes Silva Matthes, morreu na manhã deste domingo (20), aos 85 anos, vítima de infarto. O corpo está sendo velado na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde ocorrerá o sepultamento às 10h de segunda-feira (21).

Em nota, a Diocese manifestou pesar aos familiares do bispo e informou que a morte ocorreu às 5h, quando o religioso se preparava para uma viagem. O comunicado diz ainda que serão celebradas três missas de corpo presente no domingo e outra antes do enterro, na segunda.
"A Diocese de Franca louva e agradece a Deus por sua longa vida que ficará indelevelmente marcada entre nós e na história da Diocese por suas grandes obras em favor do Evangelho e da Igreja Particular de Franca", diz a nota.
Corpo de Dom Diógenes Silva Matthes é velado na Catedral de Franca, SP (Foto: Igor do Vale/Divulgação)Corpo de Dom Diógenes Silva Matthes é velado na Catedral de Franca, SP (Foto: Igor do Vale/Divulgação)

Biografia

Nascido em 12 de outubro de 1931, em Serrania (MG), Dom Diógenes foi registrado pelos pais cinco dias depois, em Caconde (SP). Foi ordenado presbítero em junho de 1957 e atuou como pároco em Ribeirão Preto (SP) e Santa Rita do Passa Quatro (SP).
Ordenado bispo no dia 11 de junho de 1971, esteve à frente da Diocese de Franca por 35 anos, até 28 de novembro de 2006, quando pediu renúncia do cargo à Santa Sé devido à idade. Desde então, tornou-se bispo emérito de Franca.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou nota manifestando pesar aos familiares de Dom Diógenes, a Dom Paulo Roberto Beloto, atual bispo de Franca, e a todos os membros das comunidades da Diocese.
"Em preces, suplicamos ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna: 'E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais' (Jo 11,26)", diz o comunicado, assinado pelo secretário-geral da CNBB, Leonardo Ulrich Steiner.

Corpo de Dom Diógenes Silva Matthes é velado na Catedral de Franca, SP (Foto: Igor do Vale/Divulgação)
Corpo de Dom Diógenes Silva Matthes é velado na Catedral de Franca, SP (Foto: Igor do Vale/Divulgação)
Fiéis se despedem de Dom Diógenes Silva Matthes  (Foto: Igor do Vale/Divulgação)Fiéis se despedem de Dom Diógenes Silva Matthes (Foto: Igor do Vale/Divulgação)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...