sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Casamento gay no país cresce em ritmo maior que o de heterossexuais

[g1]


Segundo IBGE, uniões entre casais do mesmo sexo aumentaram 15,7%. União civil entre homossexuais passou a ser permitida desde 2013. 

 

Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo estão crescendo em um ritmo muito maior do que as uniões entre homens e mulheres. Foi o que revelou um estudo do IBGE.
O namoro de 6 anos de João Miguel e Douglas deve virar casamento no ano que vem. Pelo menos é o que eles planejam.
"Pessoa casada tem direito ao plano de saúde pro cônjuge, tem direito a botar ele como meu beneficiário na pensão, seguro de vida, essas coisas", afirmou o especialista em investimentos João Miguel.
Eles já dividem o mesmo teto e Douglas avisa: não abre mão da festa. "É uma celebração. Acho que tem a questão da celebração do amor, não só nossa, mas com as pessoas que estão ao nosso redor que apoiam esse amor. Então, é um momento único", disse o arquiteto Douglas Martins.
A decisão dos dois tem sido a de muitos outros casais homossexuais no país. Foi o que revelaram as estatísticas do IBGE. No ano passado, as uniões entre casais de sexos diferentes cresceram 2,7% na comparação com 2014. Já as uniões entre casais do mesmo sexo aumentaram 15,7%. Foram mais de 5,6 mil casamentos entre homossexuais.
O IBGE também registrou queda no número de divórcios. A guarda compartilhada cresceu de 7,5%, em 2014, para 12,9% no ano passado.
A união civil entre homossexuais passou a ser permitida desde 2013. Qualquer casal pode chegar a um cartório e se casar. Para alguns casais, a decisão de oficializar a união pode vir depois de muitos anos de uma vida em comum. No caso de Lula Duffrayer e Flavio Carvalho, foram 20 anos. Eles já moravam juntos, trabalham juntos e agora são casados no papel.
"A partir da cerimônica, da oficialização do registro civil, a gente se sente mais cidadão, a gente se sente mais donos dos nossos direitos. E isso faz uma diferença enorme. Isso a gente sente e é isso que a gente queria passar para as outras pessoas", contou o relações públicas Lula Duffrayer.
A ideia foi de Lula e teve a aprovação imediata de Flavio. Depois de casar no cartório, os dois deram uma festa de arromba, com direito a dama de honra e poetiza para celebrar a união de um jeito romântico.
"Acho quer ter reunido os amigos e os familiares no mesmo ambiente de festa, de alegria. Acho que mostrou para todo mundo que era bem mais simples do que as pessoas imaginavam", disse o publicitário Flavio Carvalho.
Assista ao vídeo da reportagem aqui!

==============
jbpsverdade: Ao ver esta matéria, logo me veio à mente a seguinte passagem bíblica:
Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.
Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.

E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem. (Mt 24, 37-39), vejam ...casavam-se e davam-se em casamento..., eis um dos sinais da proximidade da vinda de Cristo. Portanto, peçamos ao Espírito Santo para nos dar constantemente a sabedoria, o discernimento e a fortaleza para
permanecermos de pé diante de tantas coisas contrárias à vontade de Deus. 
Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.

Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem. (Lc 21, 34-36)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...