sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Jubileu dos Voluntários e dos Operadores da Misericórdia

[news]
Por Rádio Vaticana


Na mente do Papa Francisco ao convocar este Ano Jubilar da Misericórdia estava, está a sua vivencia em todos os cantos da terra. Mas quem pode, procura vir sentir o pulsar deste evento no centro do catolicismo. E até agora são, segundo o site do Jubileo, www.im.va,  cerca de 15 milhões os peregrinos que já deram este passo… E este fim de semana este número vai certamente aumentar vertiginosamente com os milhares de peregrinos que se prevê, venham para um dos momentos culminantes deste Jubileu: a canonização de Madre Teresa de Calcutá, a mulher que dedicou toda a sua vida ao serviço dos últimos da sociedade, tendo fundado a Congregação das Missionárias da Caridade, hoje presentes em várias partes do mundo. Será na Praça de São Pedro, domingo às 10.30, numa cerimónia litúrgica presidida pelo Papa Francisco.
Este evento será precedido nesta sexta-feira e sábado, 2 e 3 de Setembro pelo Jubileu dos Voluntários e dos Operadores da Misericórdia.
Nas pegadas dos Santos e Beatos da Misericórdia” é o título da primeira etapa deste evento que tem lugar esta tarde das 14 às 17 horas nas igrejas jubilares de “San Salvatore in Lauro”, “San Giovani dei Fiorenti” e “Santa Maria in Vallicella” mais conhecida por “Chiesa Nuova”, todas bastante próximas do Vaticano. Haverá adoração Eucarística e o Sacramento da reconciliação. Nesta mesma tarde até às 20 horas haverá a possibilidade de visitar stands da algumas associações de operadores e voluntários da Misericórdia nos jardins de Castel Sant’Angelo.
No sábado 3, às 10.30 da manhã, o Papa dirigirá a voluntários e operadores da Misericórdia, uma Catequese,  na Praça de São Pedro, onde se terão concentrado já a partir das 8.30 em preparação para esse encontro com o Papa.  Haverá diversos testemunho de actos de voluntariado e de misericórdia, desde o salvamento de pessoas nas zonas do recente terramoto na Itália central, à Síria, Palestina, etc.
À tarde continuará o programa de peregrinação às Igrejas jubilares antes referidas e visitas para quem o desejar aos standes nos jardins de Castel Sant’Angelo. E em sinal de solidariedade para com as pessoas afectadas pelo terramoto na Itália central, será suprimida a festa de acolhimento de voluntários e operadores que estava prevista sempre nos jardins de Castel Sant’Angelo, sábado às 20.30.

Simpósio

Ainda relativamente a Madre Teresa de Calcutá, de salientar que amanhã sexta-feira terá lugar das 15 às 19 hora, na Pontifícia Universidade Urbaniana, perto Vaticano, um simpósio intitulado “Madre Teresa, a Misericórdia para a Ásia e o mundo”, organizado pela agencia AsiaNews. Intervirão entre outros, a Irmã Mary Prema, Superiora Geral das Missionárias da Caridade, o Cardeal Oswald Garcias, arcebispo de Mumbai, na Índia, o Cardeal Filone, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o P. John Worthley que falará da “influência de Madre Teresa na China”. Haverá também testemunhos sobre a “influencia de Madre Teresa no mundo islâmico”.

(DA)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...