segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Hoje é celebrada a Solenidade da Assunção da Santíssima Virgem Maria


15 Ago. 16

REDAÇÃO CENTRAL, (ACI).- “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Assim definiu, o Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus este dogma que é celebrado solenemente neste dia 15 de agosto – a Assunção da Santíssima Virgem Maria. A Igreja no Brasil celebrará essa solenidade no domingo seguinte, neste ano, dia 21 de agosto.
O dogma da Assunção se refere a que a Mãe de Deus, ao cabo de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial.
Na celebração desta solenidade, em 2010, o Papa Bento XVI destacou a importância dessa data. “Nesta solenidade da Assunção, contemplamos Maria: ela nos enche de esperança a um futuro repleto de alegria e nos ensina o caminho para alcançá-lo: acolher na fé o Seu Filho; nunca perder a amizade com Ele, deixando-nos iluminar e guiar pela Sua Palavra; segui-lo cada dia, inclusive naqueles momentos nos quais sentimos que nossas cruzes ficam pesadas. Maria, a arca da Aliança que habita no santuário do céu, nos indica com claridade luminosa que estamos em caminha à nossa verdadeira Casa, a comunhão da alegria e da paz com Deus”.
O Catecismo da Igreja Católica explica que “a Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos” (966).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...