sexta-feira, 15 de julho de 2016

Fundadora de ordem religiosa morre durante missa do próprio jubileu


A madre Rosemae Pender era a fundadora das Irmãs Franciscanas da Eucaristia

 


A madre Rosemae Pender, fundadora das Irmãs Franciscanas da Eucaristia (FSE, pela sigla em inglês de Franciscan Sisters of the Eucharist), passou surpreendentemente para a vida eterna, no início deste mês de julho, durante a missa de celebração do seu 75º aniversário de profissão dos votos religiosos.
A religiosa, de 94 anos de idade, tinha acabado de receber a renovação dos votos da madre Shaun Vergauwen, atual superiora geral da ordem, e renovado os seus próprios votos nas mãos da madre Shaun. Em seguida, a madre Rosemae apresentou as Constituições das Irmãs Franciscanas da Eucaristia ao arcebispo emérito dom Henry Mansell, celebrante principal, durante a procissão do ofertório. Foi quando a fundadora sofreu um ataque cardíaco fulminante e faleceu antes do final da missa. Mais de 260 amigos, religiosos e padres estavam presentes na capela e testemunharam este impactante momento histórico.

A história da madre Rosemae

A madre Rosemae Pender nasceu em 11 de setembro de 1921 em Elgin, Illinois, e foi batizada como Norma Joan. Entrou para a congregação das Irmãs Franciscanas da Adoração Perpétua e professou os primeiros votos em 1941. Foi administradora e professora em escolas primárias de Iowa e Wisconsin. Já tinha mestrado em Inglês quando foi estudar em Roma para dirigir a formação religiosa das jovens irmãs, entre 1959 e 1960. Em 1964, foi eleita para o Conselho Geral, órgão administrativo que ajuda a madre superiora no governo da comunidade.
Na década de 1960, como o Concílio Vaticano II pedia que as comunidades religiosas iniciassem programas de renovação para atender as necessidades contemporâneas da humanidade, a então irmã Rosemae, junto com outras formadoras e líderes provinciais da comunidade, formou um grupo aprovado pelas Irmãs Franciscanas da Adoração Perpétua como uma nova província. Em 1973, o Vaticano aprovou a transição dos membros dessa província provisória para uma nova ordem religiosa de direito pontifício, a das Irmãs Franciscanas da Eucaristia.
A madre Rosemae foi eleita superiora geral, cargo em que serviu até 2005. É reconhecida como a fundadora, sendo a madre Shaun Vergauwen a co-fundadora. A comunidade recorda os seus muitos dons, em especial o amor intenso e permanente pela Igreja, a sabedoria materna e a caridade atenta às necessidades específicas de cada um.
As Irmãs Franciscanas da Eucaristia servem à Igreja nos Estados Unidos, no Canadá, na Itália e na Terra Santa.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...