sexta-feira, 3 de junho de 2016

Podemos fazer adoração ao Santíssimo… online?

Por Pe. Henry Vargas Holguín

Conheça as circunstâncias em que é permitido fazer esta modalidade de adoração – e sites específicos para isso!

 


A adoração ao Santíssimo é uma prática muito recomendada pela Igreja, pois aumenta o fervor, a conversão e a fidelidade.
Quem deseja crescer em sua vida espiritual, precisa separar um tempinho por dia, ou pelo menos a cada semana, para adorar Deus no Santíssimo Sacramento.
João Paulo II, na encíclica “Ecclesia de Eucharistia”, cita São Afonso Maria de Ligório: “Entre todas as devoções, esta de adorar Jesus sacramentado é a primeira depois dos sacramentos, a mais apreciada por Deus e a mais útil para nós” (nº 25).
Não existem barreiras quando se trata de adorar Deus, pois nós o adoramos com a própria vida, em espírito e em verdade. Sendo assim, um enfermo acamado pode adorar Deus, um operário pode adorar Deus durante sua jornada de trabalho, uma pessoa pode adorar Deus enquanto faz uma caminhada etc.
Assim como a missa acompanhada pela televisão, internet ou rádio tem sua validez para os que estão impedidos de ir pessoalmente até uma igreja, incluindo a possibilidade de comunhão espiritual, da mesma forma, o fiel pode se unir – através desses meios de comunicação – a uma hora santa de adoração e/ou fazer uma visita eucarística online em qualquer momento e lugar.
Deus, que é onipresente, também recebe nossa oração de adoração por esses meios e a aceita com agrado. Jesus disse claramente à mulher samaritana: a adoração a Deus não pode se limitar necessariamente a uma localização geográfica. O melhor “lugar” para encontrar Deus é Jesus Cristo; ninguém chega ao Pai senão por Jesus (João 14,6).
Mas atenção: o uso da internet ou da televisão será somente um meio ou instrumento que não pretende substituir a relação pessoal com Deus pela via sacramental; é apenas uma forma de acompanhar e reforçar o encontro pessoal.
Adorar o Senhor online é uma alternativa muito excepcional quando existe realmente um impedimento para fazer a adoração de maneira pessoal em uma capela com ou sem o Santíssimo exposto.
Isso funciona como a comunicação com uma pessoa amada: falar com ela pessoalmente não é o mesmo que falar por telefone ou Whatsapp; mas, senão há outra opção, pode ser feita assim.
Se, devido à idade avançada, à doença ou a outra razão válida, não se pode visitar o Santíssimo Sacramento, a internet é uma grande alternativa válida. E tem suas vantagens: está disponível 24 horas, a pessoa se foca no Santíssimo e o vê de perto e sem distrações, além de poder estar com Ele durante todo o tempo que desejar.
Mas, para fazer a adoração online, é preciso levar em consideração as seguintes observações:
– A adoração precisa ser transmitida ao vivo.
– É preciso fazer um momento de oração sincera, com o devido silêncio, recolhimento e piedade.
– Criar no local um ambiente propício para a adoração.
Algumas opções de sites que transmitem imagens ao vivo do Santíssimo exposto são:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...