sexta-feira, 17 de junho de 2016

Papa gera enxurrada de críticas com comentário sobre casamentos atuais

Da Reuters, com informação do g1

Papa Francisco participa de encontro na quinta-feira (16), em Roma (Foto: Tony Gentile/ Reuters)

O Papa Francisco disse que a "grande maioria" dos casamentos católicos realizados atualmente é inválida, porque os casais não percebem totalmente que se trata de um compromisso para toda a vida. O comentário desencadeou duras críticas de conservadores da igreja.
O Papa, que vem sofrendo repúdio por fazer comentários espontâneos sobre questões doutrinárias, falava durante uma sessão de perguntas e respostas com padres, freiras e trabalhadores de paróquias na noite de quinta-feira (16) em uma basílica de Roma.
Um homem falou sobre a "crise do casamento" e perguntou como a igreja pode preparar melhor os casais jovens. "Estamos vivendo em uma cultura provisória", disse Francisco.

"Por causa disso, a grande maioria de nossos casamentos sacramentais é nula, porque eles (os casais) dizem 'sim, pelo resto da minha vida', mas não sabem o que dizem, porque têm uma cultura diferente", afirmou o pontífice.
Na transcrição do Vaticano, divulgada na manhã desta sexta-feira (17), suas palavras foram alteradas de "grande maioria" para "alguns".
O porta-voz do Vaticano disse que as colocações improvisadas do líder católico são editadas às vezes depois de consultas com o próprio ou com assessores.
Ross Douthat, escritor católico conservador e colunista do jornal New York Times, disse que Francisco fez uma observação “extraordinária, irresponsável e ridícula".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...