terça-feira, 21 de junho de 2016

Papa Francisco na Arménia: o programa da visita

[news]
Por Rádio Vaticana



O Papa fará nos próximos dias mais uma Viagem Apostólica. Francisco visita a Arménia de sexta-feira 24 a domingo dia 26 de junho acolhendo o convite de Sua Santidade Karekin II, Supremo Patriarca e Katolicós de todos os Arménios e das autoridades civis do país.
Eis o programa em pormenor:
Sexta-feira, 24 de junho
O avião que levará o Santo Padre a Yerevan, partirá do Aeroporto Fiumicino pelas 9h de Roma, estando prevista a chegada ao Aeroporto Internacional “Zvartnots” pelas 15h locais, onde terá lugar a cerimónia de boas-vindas.
No início da tarde a Catedral Apostólica em Etchmiadzin acolherá um momento de oração com as saudações do Katolicós, Patriarca de Todos os Armenos, Sua Santidade Karekin II.
Às 18h terá lugar a visita de cortesia do Papa Francisco ao Presidente da República da Arménia, no Palácio Presidencial, seguido pelo encontro com as Autoridades civis e com o Corpo Diplomático.
O último compromisso do primeiro dia da viagem será um encontro privado com o Katolicós, no Palácio Apostólico.
Sábado, 25 de junho
O primeiro compromisso do Papa Francisco no sábado será a visita ao Tzitzernakaberd Memorial Complex, às 8.45h.
Às 10h, o Papa transfere-se de avião para Gyumri, onde às 11h preside a uma Celebração Eucarística na Praça Vartanants. Está prevista a saudação do Katolicós.
Às 16.45h a visita do Santo Padre à Catedral Arménia-católica das Sete Chagas, em Gyumri. Depois da visita, às 18h, o Papa deverá transferir-se, em avião, a Yerevan.
Às 19h, o Santo Padre participa em Yerevan num Encontro Ecuménico e Oração pela paz, na Praça da República, onde deverá proferir um discurso juntamente com o Katolicós.
Domingo, 26 de junho
No domingo, 26 de junho, último dia da visita, o Santo Padre encontrará os Bispos católicos arménios no Palácio Apostólico em Etchmiadzin.
Pelas 10h da manhã Francisco participa da Divina Liturgia na Catedral arménio-apostólica. A homilia estará a cargo do Katolicós e o Santo Padre fará uma breve saudação aos presentes.
No final da celebração, no Palácio Apostólico, Francisco participará no almoço ecuménico que reunirá o Katolicós, Arcebispos e Bispos da Igreja Arménia Apostólica, Bispos católicos-arménios e os Cardeais e Bispos do séquito papal.
Às 16h será o encontro com os Delegados benfeitores da Igreja Arménia Apostólica no Palácio Apostólico.
Depois será a assinatura de uma Declaração Conjunta no Palácio Apostólico seguida por uma Oração no Mosteiro de Khor Virap, às 17h.
Por fim, às 18.15h, será a cerimónia de despedida no Aeroporto. A partida do avião com o Papa está prevista para as 18.30h, com a chegada ao Aeroporto Ciampino, em Roma, devendo a ocorrer às 20.40h – hora de Roma.
(RS)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...