domingo, 1 de maio de 2016

Em que ordem ler a Bíblia?

Por Canção Nova


Há pessoas que abrem a Bíblia no início e começam a ler a partir do Gênesis. Elas, em geral, não passam do quinto livro. Desanimam e não retornam mais. E, o que é pior, acabam dizendo que é impossível, que não se consegue entender a Bíblia.



A Bíblia não é um simples livro. Ela é uma biblioteca de 73 livros. Eles são bem diferentes uns dos outros, têm os mais diversos estilos, foram escritos em épocas muito distantes e em situações muito diferentes.
Imagine-se chegando a uma biblioteca como essa e começando a ler o primeiro livro que encontrar na estante, passando para o segundo e assim por diante. Essa leitura não pode dar certo! Há pessoas que abrem a Bíblia no início e começam a ler a partir do Gênesis. Elas, em geral, não passam do quinto livro. Desanimam e não retornam mais. E, o que é pior, acabam dizendo que é impossível, que não se consegue entender a Bíblia. Mas, isso aconteceria com qualquer biblioteca do mundo!
É necessário um Plano de leitura. No início, há muita coisa que não se entende, o que é muito natural. Até na leitura de um romance acontece isso. Não pare por causa disso, prossiga! À medida que se vai lendo, as coisas vão se esclarecendo. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, é tão importante um plano de leitura.
Existem vários planos de leitura. Todos eles são bons, porque se baseiam num princípio. Apresento aqui um determinado plano. Ele se destina àqueles que desejam começar a ler a Bíblia e não têm outros recursos a não ser conhecer a Bíblia através dela mesma. Siga a ordem indicada aqui, ela faz parte do método.

Plano de leitura do Novo Testamento:

1   1ª Carta de São João (2 vezes)
2   Evangelho de São João
3   Evangelho de São Marcos
4 As pequenas cartas de São Paulo:
  • Gálatas
  • Efésios
  • Filipenses
  • Colossenses
  • 1ª e 2ª Tessalonicences
  • 1ª e 2ª Timóteo
  • Tito
  • Filêmom
5   Evangelho de São Lucas
6   Atos dos Apóstolos
7   Carta aos Romanos
8   Evangelho de São Mateus
9   1ª e 2ª Carta aos Coríntios
10   Hebreus
11   Carta de São Tiago
12   1ª e 2ª Carta de São Pedro
13   2ª e 3ª Carta de São João
14   Carta de São Judas
15   Apocalipse
16   1ª Carta de São João (3ª vez)
17   Evangelho de São João (2ª vez)

Por que começar pela 1ª carta de São João?

A primeira necessidade de um cristão é ter certeza de sua salvação. É saber que Deus o ama e o escolheu. Gratuitamente, sem nenhum merecimento seu. Deus o pôs na lista daqueles que quer salvar. Foi uma escolha gratuita! Amorosa! Sem merecimento! Saber disso nos dá a certeza da salvação. E todo cristão precisa tê-la.
Dos 73 livros da Bíblia, só essa pequena carta foi escrita com esse propósito: o de nos dar a certeza da salvação. Na conclusão de sua carta, São João diz: “Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus” (1 Jo 5, 13). Lendo e relendo, você vai se convencendo desta feliz realidade: você é salvo! Você é escolhido!

Leituras dos livros do Antigo Testamento

“Traze sempre na boca as palavras deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido (Josué 1,8).
Comece a leitura pelos três livros sapienciais: Sabedoria, Eclesiástico e Provérbios. São livros muito próximos ao Novo Testamento e fontes de ricos ensinamentos. Leia, juntamente, o livro dos Salmos. O portal de entrada do Antigo Testamento são os Salmos. Faça deles o seu livro de cabeceira. Eu já lhe disse que vale a pena ter uma edição de bolso do Novo Testamento para você levar consigo continuamente e ir lendo nos momentos livres.
De qualquer maneira, o que quero acentuar aqui é que você deve trabalhar com os Salmos independentemente de alguma ordem específica. Sempre que se sentir impelido a isso, leia um Salmo. Faço o seu diário sobre ele, sem receio de interromper o trabalho que estiver fazendo na sequência. Salmo é como fruta: comemos a qualquer hora, pouco importando as refeições. E nunca faz mal. Sempre faz bem.
Neste ponto você já estará muito mais livre e criativo para a execução do seu diário.
Não deixe de fazê-lo. Você poderá fazer um verdadeiro estudo vivencial de cada capítulo
desses livros sapiências e de cada Salmo. Será muito rico.
Os livros do Antigo Testamento serão lidos na ordem cronológica: das origens até a
vinda de Cristo.

Plano de leitura do Antigo Testamento


1   Gênesis 24   Esdras
2   Êxodo 25   Neemias
3   Números 26   Ageu
4   Josué 27   Zaracarias
5   Juízes 28   Isaías (56-66)
6   1° Samuel 29   Malaquias
7   2º Samuel 30   Joel
8   1º Reis 31   Jonas
9   2º Reis 32   Rute
10   Amós 33   Tobias
11   Oséias 34   Judite
12   Isaías (1-39) 35   Ester
13   Miquéias 36   Eclesiástico
14   Naum 37   Cânticos dos Cânticos
15   Sofonias 38   Jó
16   Habacuc 39   Eclesiastes
17   Jeremias 40   1º Macabeus
18   Lamentações 41   2º Macabeus
19   Ezequiel 42   Baruc
20   Abdias 43   Daniel
21   Isaías (40-55) 44   Sabedoria
22   1º Crônicas 45   Levítico
23   2º Crônicas 46   Deuteronômio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...