quinta-feira, 14 de abril de 2016

Republicando... De que lado você deseja estar?

Por João Batista
 
A bíblia não relata de que lado estava o ladrão que recebeu de Jesus o perdão. Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós! Mas o outro o repreendeu: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23, 39-43), também não relata de que lado o soldado furou Jesus com a lança...
Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (Jo 19, 33s), e é justamente deste gesto de violência que nasce todo o sacramento da Igreja, isto é, a Igreja na sua totalidade, a Esposa do Cordeiro.

Bem, as Escrituras narram que Jesus está sentado à direita de Deus...

A este Jesus, Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas. Exaltado pela direita de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou-o como vós vedes e ouvis. Pois Davi pessoalmente não subiu ao céu, todavia diz: O Senhor disse a meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés (Sl 109,1). (Atos 2, 32-35)

Então, de que lado estava o ladrão que ainda na cruz recebeu o perdão de Cristo? De que lado o soldado furou Jesus com a lança? A própria Escritura nos dá a resposta, vejamos:

Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. (Mt 25, 31-33), o que acontece com as ovelhas a sua direita?
Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo... (Mt 25, 34)

Caríssimo, você conseguiu perceber de que lado estava o ladrão que foi perdoado por Cristo ainda na cruz? E qual foi o lado que o soldado furou Jesus com a lança? Perceba que tudo aconteceu na cruz, o perdão ao ladrão, o soldado furando o lado de Cristo e o nascimento da Igreja, conclui-se que a cruz é realmente o lugar em que Cristo remiu a humanidade, o que Deus usou para resgatar a humanidade do poder da morte foi justamente Seu Filho Jesus que se dá como oferenda na morte de cruz. Mas voltando a pergunta, de que lado estava o ladrão? Qual o lado de Cristo que foi traspassado pela lança do soldado? Eu posso responder com toda a certeza que o lado é o direito, repito, DIREITO!

O Catecismo da Igreja nos confirma como nasceu o sacramento da Igreja, vejamos: Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na Cruz. "O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado." "Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja." Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz. (CIC nº 766)

Ora, se é da mesma forma que Eva (esposa de Adão), foi formada que a Igreja nasce, conclui-se que a Igreja não é noiva de Cristo, e sim Esposa do Cordeiro, que nasceu do lado aberto pela lança do soldado quando Cristo estava já morto na cruz.

Notemos também quais os versículos que nos fala a palavra direita e lado de Cristo... Do ladrão - Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. (Lc 23, 33), do lado de Cristo - Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (Jo 19, 33s) e do destino da humanidade - Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. (Mt 25, 33)

A vida pública de Cristo durou apenas 3 anos, começou quando tinha 30 e morreu aos 33 anos, coincidência? Não acredito, mas são coisas que o Espírito de Deus nos revela de acordo com a Sua vontade. 

Veja o documentário abaixo que fala da lança que feriu Cristo: 

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...