quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Suprema Corte do Alabama ordena suspender casamentos gay

Da AFP com informação g1

Casamento gay foi aprovado em todos os EUA em junho do ano passado. Juiz diz que decisão federal envolve 'confusão e incerteza'.


O presidente da Suprema Corte do Alabama ordenou nesta quarta-feira (6) aos juízes do estado do sul dos Estados Unidos que não emitam mais licenças matrimoniais para casais do mesmo sexo.
O juiz Roy Moore, conhecido por seus enfrentamentos com a autoridade federal, marcou assim sua oposição à legalização do matrimônio homossexual decidida pela Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos em junho do ano passado.
Na sua decisão de quatro páginas, Moore citou uma lei estadual segundo a qual "o casamento é intrinsecamente uma relação apenas entre um homem e uma mulher", referindo-se a uma alteração de uma lei de 1901 e uma lei de 1975.
A maior autoridade judicial do país legalizou o casamento do mesmo sexo em todo o território norte-americano em 26 de junho de 2015 em uma decisão histórica. Naquela época, o Tribunal decidiu que os 14 estados (de 50) que ainda se recusavam a unir duas pessoas do mesmo sexo, não só deveriam fazê-lo como também reconhecer os casamentos gays realizados em outros estados.
Mas, segundo Moore, esta decisão federal envolve "confusão e incerteza" entre os juízes de família do Alabama. Alguns se submetem a ela, outros não emitem licenças de casamento para casais gays e outros simplesmente pararam de emitir licenças, de acordo com a ordem do juiz.
"Isso vai afetar a administração da justiça no estado", considerou.
EUA: Em Chicago, desfile comemora a decisão da Suprema Corte dos EUA de permitir o casamento gay em todo o país (Foto: AP Photo/Nam Y. Huh)Desfile em Chicago comemora a decisão da Suprema Corte dos EUA de permitir o casamento gay em todo o país (Foto: AP Photo/Nam Y. Huh)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...