quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Papa pede mudança para mulheres participarem da cerimônia de lava-pés

Da Agência Efe com informação g1

Tradicional rito lembra o gesto de Jesus com os apóstolos.
No ano passado, papa lavou pés de 12 detentos, 6 mulheres e 6 homens.

 

Papa pediu mudança para que mulheres participem da cerimônia de lava-pés (Foto: Alessandra Tarantino/AP)

O papa Francisco pediu a mudança do tradicional rito de lava-pés, que lembra o gesto de Jesus com os apóstolos durante a Última Ceia e realizado na Quinta-Feira Santa, para que as mulheres também possam ser escolhidas para participar.
Em carta enviada ao prefeito Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Robert Sarah, Francisco considerou que não deverão ser escolhidos apenas homens para esse rito litúrgico e que seja possível "os pastores da Igreja poderem escolher os participantes do rito entre todos os membros do Povo de Deus", ou seja, mulheres também.
Apesar de ser datado do dia 20 de dezembro, o texto se tornou público nesta quinta-feira (21) e nele o pontífice recomendou que seja dada aos fiéis "uma adequada explicação sobre o significado deste rito".
O Vaticano também publicou os documentos da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de 6 de janeiro que autorizam estas mudanças requeridas pelo pontífice para que neste rito possam participar "homens, mulheres, jovens, idosos, saudáveis, doentes, consagrados e laicos".
O lava-pés para a missa de "In Coena Domini" da Quinta-Feira Santa prevê a lavagem a "Dodici uomini scelti" (Doze homens selecionados). No ano passado, o papa já tinha quebrado esta norma quando lavou os pés de 12 detentos, seis mulheres e seis homens - incluindo um brasileiro -, que cumpriam pena na Penitenciária de Rebibbia, em Roma. Na ocasião, Francisco também lavou os pés de um bebê.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...