quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Arcebispo explica por que os católicos não podem casar por conta própria



06 Jan. 16

ROMA, (ACI).- O presidente da Conferência Episcopal das Filipinas e Arcebispo de Lingayen-Dagupan, Dom Sócrates Villegas, explicou que os casais católicos não podem casar por conta própria, pois o rito seria prejudicado e porque não têm a potestade para mudá-lo.
O Prelado fez este esclarecimento diante do grande costume que os noivos têm de casar por conta própria ao invés de praticar o que o rito matrimonial estabelece.
Em seguida, Dom Villegas explicou a respeito que as expressões pessoais não “devem se misturar com a liturgia da Igreja porque assim diminuem, confundem e prejudicam a ação do próprio Cristo no sacramento”.
“Não devemos comprometer o caráter sagrado do rito do matrimônio no altar com o romantismo”, explicou o Arcebispo.
Do mesmo modo, recordou que a liturgia “não é nossa e que por isso não podemos mudá-la”. “Nenhuma outra pessoa, nem sequer um sacerdote pode adicionar, tirar ou mudar algo na liturgia por conta própria”, disse, citando a Sacrosanctum Concilium, um documento do Concílio Vaticano II sobre a sagrada liturgia.
A única autoridade eclesiástica que pode mudá-la é a que está no Vaticano e, em casos muito especiais, as conferências episcopais.
Por isso, ressaltou, “não é possível permitir que dentro da liturgia matrimonial os noivos se casem por conta própria”, expressou Dom Villegas.
Caso os esposos queiram escrever umas palavras para seu futuro cônjuge, o Prelado tem uma proposta alternativa: podem lê-las durante a festa ou recepção.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...