segunda-feira, 27 de julho de 2015

Eventos que dizem respeito à família

Por Dom Milton Kenan Junior*

A família sobrevive às duras custas, exigindo da Igreja uma atenção constante e cuidado de mãe.


 

Ao escrever-lhes, neste mês de julho, gostaria de chamar a atenção de vocês para a importância de dois eventos que ocorrem neste ano e que dizem respeito à família. Tratam-se do 8º Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá na Filadélfia, nos Estados Unidos da América, entre os dias 22 e 25 de setembro com o tema “O amor é nossa missão: a família plenamente viva”, inclusive com a presença do Papa Francisco; e da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma, de 04 a 25 de outubro com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Dando continuidade a reflexão iniciada em preparação a 13ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que ocorreu em outubro passado, a Igreja conduzida pelo Papa Francisco não deixa de debruçar-se sobre a família, levando em conta o que já afirmara São João Paulo II: “O futuro da humanidade depende da família”.

Não são poucas as realidades, no nosso tempo, que não só ameaçam a estabilidade familiar, mas colocam em risco a própria sobrevivência da família. Hoje, já em várias partes do mundo, a família sobrevive às duras custas, exigindo da Igreja uma atenção constante e cuidado de mãe.

Na Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que tratou dos desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização, os Padres Sinodais elencaram algumas realidades pastorais mais urgentes que exigem da Igreja respostas rápidas para ajudar as famílias a realizarem na Igreja e no mundo a sua missão: Em primeiro lugar, será importante nos nossos dias, anunciar o Evangelho da família. Será “o testemunho jubiloso dos cônjuges e das famílias, igrejas domésticas” que fará com que a mensagem sobre a família encontre eco no coração e na vida das pessoas. Neste aspecto, “as famílias católicas estão chamadas a serem, elas mesmas, protagonistas ativas da pastoral familiar”, cabendo-lhes “propor valores, respondendo à necessidade dos mesmos que hoje se contata inclusive nos países mais secularizados”.

Dizem, os Padres Sinodais, que é importante ressaltar que “o matrimônio cristão é uma vocação que se acolhe mediante uma preparação adequada ao longo de um itinerário de fé, através de um discernimento maduro, e não deve ser considerado unicamente uma tradição cultural, nem sequer uma exigência social ou jurídica”.

Outra iniciativa será a de orientar os nubentes no caminho de preparação para o matrimonio através de um “maior compromisso da parte de toda a comunidade cristã, em ordem à preparação dos nubentes para o matrimônio”, chamando a atenção para as virtudes (entre elas, a castidade).

Neste espírito, “a participação de toda a comunidade na preparação para o matrimônio, deve contar com o testemunho das próprias famílias, além de uma radicação da preparação para o matrimônio no caminho de iniciação cristã, frisando o nexo do matrimônio com o batismo e os demais sacramentos”.

Da mesma forma, os casais nos primeiros anos de vida matrimonial devem ser acompanhados pastoralmente através da presença de casais com maior experiência. “A paróquia é considerada o lugar onde casais maduros podem ser postos à disposição dos casais mais jovens, com a eventual participação de associações, movimentos eclesiais e novas comunidades”. Neste processo, reafirmam os bispos, será importante destacar a espiritualidade familiar, a oração, a participação na Eucaristia dominical, e os encontros de casais para promover o crescimento da vida espiritual e a solidariedade nas exigências concretas da vida.

“Liturgias, práticas devocionais e Eucaristias celebradas para as famílias, principalmente no aniversário do matrimônio, foram mencionadas como vitais para favorecer a evangelização através da família”. Em nossas paróquias já existem várias iniciativas que atendem ao que os Padres Sinodais propõem. No entanto, será sempre importante que tenhamos em mente estas indicações, pois elas já nos ajudam a vislumbrar as atitudes que a Igreja pretende fortalecer para ajudar as famílias a cumprirem a sua missão!

Em junho, na reunião do clero da diocese, eu pedi que como gesto concreto de nosso compromisso com as famílias, em todas as paróquias, haja a implantação da Pastoral Familiar, não obstante a presença de outros movimentos familiares. Um núcleo da Pastoral Familiar na paróquia será um instrumento de imenso valor para congregar as famílias, preparar os jovens para o matrimônio, e através do testemunho do casais que o integram, oferecer aos novos casais o testemunho de famílias cristãs, alicerçadas no Evangelho.

Entre os dias 09 a 15 de agosto acontece, em toda Igreja do Brasil, a Semana Nacional da Família. Com toda Igreja do Brasil convidados a dar às nossas famílias, durante esta semana, uma demonstração de nosso carinho com ela, e da nossa preocupação em ajudá-la a ser o que ela é chamada a ser no mundo e na Igreja. Na cidade de Barretos, a Semana da Família é antecipada para a primeira semana do mês, levando em conta a realização da Festa do Peão neste mês que acaba por ocupar bastante o tempo de muitas de nossas famílias e agentes de pastoral.

Aproxima-se a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida à nossa diocese ( 19/08 a 20/10). Na manhã do dia 18 de agosto, na Santa Missa celebrada na Basílica Nacional de Aparecida, transmitida pela Rede Aparecida, irei com um grupo de padres e representantes da Associação Os Independentes e de algumas paróquias da diocese receber a imagem peregrina que será acolhida na Catedral Divino Espírito Santo, com solene concelebração, no dia 19 de agosto, às 19h, devendo permanecer até o dia 20 de outubro do corrente ano. A comissão responsável por esta Visita divulgará o programa com a escala das nossas paróquias que deverão receber a imagem neste período. Vamos acolher com grande afeto a Mãe Aparecida unindo-nos a todo o povo brasileiro que se prepara para celebrar os 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba.

No próximo dia 27 de setembro realizaremos o 1º Encontro Diocesano das Famílias. O Setor Família, responsável por esse evento, espera reunir o maior número possível de famílias das paróquias de nossa diocese para um momento de celebração, oração e reflexão em torno da vida e da vocação das famílias. O encontro terá o mesmo tempo do Encontro Mundial das Famílias que ocorrerá nesta mesma ocasião na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos: “O amor é nossa missão: a família plenamente viva”. O evento acontecerá no Jockey Club de Barretos, a partir das 14h, encerrando às 17h com a Santa Missa.

Neste mesmo dia, a Pastoral Fé e Política promoverá na Cidade de Maria, a Manhã de Retiro para prefeitos, vice-prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais e vereadores de nossa diocese. Este retiro terá início às 8h30 e deverá encerrar-se com o almoço, dando aos participantes a possibilidade de participar também do Encontro das Famílias no período da tarde.

Sem mais, no momento, despeço-me desejando a todos as copiosas bênçãos e luzes do Divino Espírito Santo, patrono de nossa diocese, e a proteção materna de Nossa Senhora Aparecida que acompanha nossa Igreja na sua caminhada de evangelização.


CNBB

* Dom Milton Kenan Junior é bispo de Barretos (SP).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...