quarta-feira, 24 de junho de 2015

Quem foi São João Batista?

[vialumina]

Hoje convidamos você a conhecer a história do santo que é lembrado como o precursor de Jesus Cristo, considerado o último e maior dos profetas. Venha descobrir quem foi São João Batista.



João Batista era filho do sacerdote Zacarias com Isabel, uma das primas de Maria, mãe de Jesus. Nasceu em 24 de junho (por isso em junho celebramos o “Mês de São João”) e foi martirizado em 29 de agosto. É o único santo que tem essas duas datas, nascimento e morte, evocadas pelos cristãos.
A origem de seu nome tem um significado bem interessante: João representa “Deus é propício” e o apelido, Baptista, surgiu devido aos inúmeros batizados que realizou com os judeus. Uma tradição que posteriormente fora adaptada pelo cristianismo.

O batismo de Jesus

Às margens do rio Jordão, local onde João batizava muitos judeus, Jesus se aproximou:
Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.  E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mateus 3:13-17)
Alguns relatos da Bíblia contam que João ouviu uma voz enquanto batizada Jesus: “este é o Meu filho amado no qual ponho toda a minha complacência”. Há também trechos que contam que neste momento, uma pomba voou entre eles, o que significaria uma manifestação do Espírito Santo.
Neste dia 24 de junho, lembraremos, em memória a São João Batista, a consagração que Jesus Cristo deu ao santo:
“Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mateus 11:11-14)
Convidamos você a orar por São João Batista:

Oração a São João Batista

Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afecto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protector, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa á casa de vossa mãe S. Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...