terça-feira, 24 de março de 2015

A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO - Continuação


Difusão da mensagem.


-E eu, respondeu o staretz, julgo que, pelo contrário, Deus vos ajudará a guardar todas estas coisas para sempre, em vossa memória. De outro modo ele não teria sido tão rapidamente tocado pela humilde oração do miserável Serafim e não teria atendido tão depressa o seu desejo. Além do mais, não é somente a vós que é dado ver a manifestação desta graça mas, por vosso intermédio, ao mundo inteiro. Vós mesmo assegurai-vos, sereis útil a outros.

Monge e leigo.


Quanto a nossos estados diferentes, de monge e leigo, não vos preocupeis. Deus procura acima de tudo um coração cheio de fé nele e em seu Filho único, em resposta à qual envia do alto a graça do Espírito Santo. O Senhor procura um coração repleto de amor por Ele e pelo próximo; aí está um trono sobre o qual Ele gosta de sentar-se e onde ele aparece na plenitude de sua glória. "Meu filho, dá-me o teu coração, e o resto eu te darei por acréscimo" (Prov.23,26). O coração do homem é capaz de conter o Reino dos Céus. "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça", diz o Senhor a seus discípulos, "e todas estas coisas vos serão acrescentadas, pois Deus, vosso Pai, sabe do que precisais" (Mat.6,33).

Legitimidade dos bens terrenos.


O Senhor não nos proíbe o gozo dos bens terrenos, e diz ele próprio que, dada a nossa situação aqui na terra, deles precisamos para dar tranqüilidade às nossas existências e tornar mais cômodo e fácil o caminho para a nossa pátria celeste. E o apóstolo Pedro acha que nada há melhor no mundo do que a piedade unida ao contentamento. A Santa Igreja pede que isso seja dado. Apesar das penas, as desgraças, e as necessidades serem inseparáveis da nossa vida na terra, o Senhor jamais quiz que os cuidados e as misérias constituíssem toda a trama dela. E, por isso, pela boca do apóstolo nos manda carregar os fardos uns dos outros, a fim de obedecer a Cristo que pessoalmente nos deu o preceito de nos amarmos mutuamente. Reconfortados por esse amor, a caminhada dolorosa pela via estreita que leva à nossa pátria celeste nos será facilitada. Não desceu o Senhor do céu não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pela redenção de muitos? (Mat.20,28; Marc.10,45).

Atuai do mesmo modo, amigo de Deus, e, consciente da graça da qual fostes visivelmente objeto, comunicai-a a todo homem desejoso da sua salvação.

Atividade missionária.


"A colheita é grande", diz o Senhor, "mas poucos os operários" (Mat.9,37-38; Luc. 10,2). Tendo recebido os dons da graça, somos chamados a trabalhar colhendo as espigas da salvação do nosso próximo, para os recolhermos no celeiro, em grande número, no Reino de Deus, a fim de que produzam seus frutos, uns trinta, outros sessenta, e outros cem. Estejamos atentos para não sermos condenados com o servo preguiçoso que enterrou o dinheiro a ele confiado, mas tratemos de imitar os servos fiéis que devolveram ao Mestre um, em vez de dois talentos, quatro, e o outro, em vez de cinco talentos, dez. Quanto à misericórdia divina, não se pode duvidar dela: vede vós mesmo como as palavras de Deus, ditas por um profeta, se realizaram por nós. "Sou, por acaso, Deus apenas de perto" (Jer.23,23).



8) Primeiras considerações sobre o diálogo com Motovilov.

A beleza deste diálogo ocorrido há tanto tempo toca a sensibilidade daqueles que o lêem. Não devemos, porém, perder a oportunidade de nos lembrar que Serafim somente chegou a esta plenitude do Espírito Santo porque ao ter ouvido o chamado de Deus a Ele se entregou de corpo e alma; dedicou-se, esforçou-se, colaborou intensamente com a graça. Estudou as Sagradas Escrituras, assimilou o seu conteúdo, praticou as virtudes, viveu da oração, pôs toda a sua esperança em Deus a quem amou entranhadamente. O Senhor recompensou a sua fé enviando-lhe do alto o Espírito Santo, com o qual Serafim passou a fazer todas estas coisas com um coração mais puro e mais intensamente. Mas se ele tivesse esperado passivamente que Deus o escolhesse entre todos os homens para enviar-lhe o Espírito Santo hoje ele não estaria no Reino de Deus. Que faça a experiência quem achar o contrário. Por isso é que Jesus disse: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque muitos tentarão entrar e não conseguirão". É como se dissesse: é mais estreito do que pensais. Mas ele nos disse isso porque nos ama, porque nos quer fazer acordar e porque deseja a nossa felicidade. Que lição para nós! Que fazemos do precioso tempo da vida que Deus nos concede para que possamos aprender a caminhar na sua luz? "Nós procedemos como loucos", diz o profeta no Velho Testamento; "mas os olhos do Senhor contemplam toda a terra e inspiram força aos que confiam nEle com um coração perfeito" (2 Cron. 16,9). Se as pessoas procurassem a graça do Espírito Santo com a mesma ganância, com o mesmo esforço, com as mesmas preocupações, com as mesmas inclinações, com a mesma vigilância, com a mesma solicitude com que procuram sexo e bem estar, como o mundo não seria diferente, como as pessoas não seriam diferentes, como não seriam mais felizes, como não floresceria na terra a vida do céu! É precisamente isto o que significam aquelas palavras das Sagradas Escrituras: "Os que são da carne, gostam das coisas da carne; os que são do espírito, gostam das coisas do espírito" (Rom. 8,5). "O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do espírito é espírito" (João 3,6). "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita" (João 6,64). E também: "Aquele que não nascer de novo, não pode entrar no Reino de Deus" (João 3,3). É preciso refletir muito sobre estas palavras e tomar uma decisão séria. Jesus não se cansa de nos advertir de que não se pode servir a dois senhores (Mat 6,24). "Onde estiver o nosso tesouro, ali também estará o nosso coração" (Mat 6,21).

9) A essência do Evangelho.

Introdução.


No diálogo com Motovilov, primeiro padre Serafim nos disse que a finalidade da vida cristã é a obtenção do Espírito Santo. Em seguida, procurou mostrar a Motovilov o que é o dom do Espírito Santo. Na Summa Theologiae, escrita quase seiscentos anos antes deste diálogo, Santo Tomás de Aquino nos diz que o Espírito Santo é a própria essência do Evangelho. A seguinte passagem é tirada da questão número 106 da primeira parte da segunda parte da Summa Theologiae de Santo Tomás.

Texto da Summa Theologiae de S.Tomás de Aquino,questão 106 da primeira parte da segunda parte.
Qual é a essência da Evangelho, pergunta Santo Tomás, ou, o que é o mesmo, "em que consiste a Nova Lei trazida por Cristo?

Dizem os filósofos que cada coisa parece ser o que nela há de principal.

Ora, o que é principalíssimo na Lei do Novo Testamento, e que é aquilo em que consiste toda a sua força, é a graça do Espírito Santo, que nos é dada pela fé em Cristo.

Portanto, o Evangelho, ou a Nova Lei, consiste principalmente na própria graça do Espírito Santo, que é dada por Cristo aos fiéis.

Secundariamente, porém, o Evangelho consiste também nos mandamentos escritos, que servem para dispor o homem para a graça do Espírito Santo. Estes mandamentos são todas aquelas coisas que é preciso saber para que se manifeste a divindade e a humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo e são também todas aquelas coisas que nos ensinam a desprezar o mundo, pois é através destas coisas que o homem se torna capaz da graça do Espírito Santo. De fato, no Evangelho de S. João as Sagradas Escrituras dizem que "o mundo não pode receber o Espírito Santo"; quando elas dizem "o mundo", estão se referindo às pessoas que amam o mundo".

10) Segundo comentário ao diálogo com Motovilov.

Para se entender mais corretamente os ensinamentos contidos nas palavras de S. Serafim e nas questões da Summa Theologiae, devemos observar que no diálogo com Motovilov o padre Serafim não explicou, nem procurou fazer com que seu amigo experimentasse os principais efeitos que o Espírito Santo produz na alma daqueles que caminham de coração aberto em busca do Reino de Deus. Os efeitos principais que o Espírito Santo produz na alma daqueles que se aproximam de Deus pelo trabalho de santificação que nos é descrito nas Sagradas Escrituras são mais profundos do que os apontados por S. Serafim e são difíceis de serem compreendidos por aqueles que não passaram por eles. Este trabalho de santificação é, ademais, normalmente muito longo e exige, além do auxílio da graça divina, sem o qual se torna impossível, muita renúncia e muitos anos de perseverança. Por isso, o que padre Serafim mostrou ao seu amigo foram alguns efeitos secundários da graça do Espírito Santo, apenas para que ele, e para que nós junto com ele, tivéssemos um ponto de referência para poder nos orientar melhor na condução da vida cristã. A luz que brotava dos olhos do padre Serafim, a paz inexplicável que enchia o coração dos amigos, a alegria indescritível que Motovilov diz estar sentindo, não são os efeitos principais do Espírito Santo na alma humana quando esta procura se aproximar de Deus através de Cristo. Os principais efeitos do Espírito Santo no processo de santificação do homem se manifestam gradativamente e são os seguintes.

Primeiro, o temor de Deus e a fuga do pecado.

Segundo, uma prontidão cada vez maior para buscar as coisas do alto e não pensar nas coisas da terra, bem de acordo com o que está escrito na Epístola aos Romanos: "Os que são segundo a carne, gostam das coisas que são da carne; mas os que são segundo o Espírito, gostam das coisas que são do espírito" (Rom. 8,5).

Terceiro, uma vida em que a virtude da fé é sempre mais firme, isto é, em que a certeza da fé é sempre mais profunda, e sempre mais constante, isto é, em que a vivência da fé é sempre mais freqüente.

Quarto, uma clareza cada vez maior no conhecimento de Deus e no entendimento das verdades da fé, tanto quanto é possível ao homem.

Quinto, e o principal de todos, um amor para com Deus sempre crescente. Depois que os efeitos anteriores se manifestaram e amadureceram suficientemente, este amor começa a aumentar de um modo que as próprias pessoas que amam assim a Deus sequer supunham que seria possível à natureza humana a vivência de um amor tão grande.

Finalmente, em sexto lugar, pelo efeito deste amor tão grande que é infundido na alma humana, quando este se torna de uma ordem de magnitude como o que havia na alma de S. Serafim, -e um amor assim não pôde ter sido vivido por Motovilov naqueles breves momentos em que durou o diálogo- , este mesmo amor leva aquele conhecimento de Deus e aquele entendimento das verdades da fé que havia na alma para um plano superior de vivência. Este plano superior de vivência não é a visão de Deus, que talvez além de Jesus mais ninguém o teve na terra, mas é um conhecimento de Deus da mesma natureza que aquele que nos é dado pela fé, porém situado num plano bem mais alto. Trata-se daquela verdade que Jesus disse que seria conhecida por aqueles que seguissem os seus mandamentos, e que é a forma de conhecimento mais alta que um ser humano pode alcançar na terra se ajudado a tanto por Deus.

De onde que se deduz que os principais efeitos do Espírito Santo na alma que se santifica na busca de Deus são um amor extraordinariamente elevado, muito maior do que o comum das pessoas concebem que possa existir, e o conhecimento da verdade. Estes dois efeitos não foram manifestados a Motovilov no diálogo com padre Serafim porque se isso tivesse acontecido, Motovilov teria alcançado em questão de momentos aquilo que ordinariamente a graça só concede aos homens depois de muitos anos de perseverança na vida das virtudes, as quais são também efeitos dela. Mas Deus concedeu-lhe vivenciar aqueles efeitos secundários do Espírito Santo para que, tendo estes por referência, pudesse compreender quão grandes coisas Deus prepara para aqueles que o amam, às quais todos nós somos convidados por meio do Evangelho de Jesus.

Muito tempo antes de Jesus, Isaías havia tratado deste assunto em uma célebre profecia de que vamos tratar a seguir.

Continua...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...