quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Homilética: Solenidade de Cristo Rei

Comentário sobre a liturgia do Pe. Antonio Rivero, L.C., Doutor em Teologia Espiritual, professor e diretor espiritual no seminário diocesano Maria Mater Ecclesiae de são Paulo (Brasil).

 

São Paulo, (Zenit.org)
Pe. Antonio Rivero, L.C.

Ciclo A

Textos: Ez 34, 11- 12.15-17; 1 Co 15, 20-26.28; Mt 25, 31-46
Ideia principal: Cristo è Rei... Mas bem diferente dos nossos reis e chefes de estado.
Síntese da mensagem: A Igreja Católica celebra hoje com grande júbilo a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, com a qual fechamos o ano litúrgico. Deste modo, a liturgia comemora cada ano o mistério completo da Redenção do gênero humano, desde a espera da vinda do Salvador, ou seja, o Advento, até a celebração do Reinado universal e eterno de Jesus Cristo. Festa instituída pelo papa Pio XI em 1925.  “Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat”. Lá estão os louvores escritos com bronze triunfal no obelisco de Heliópolis, fincado na Praça de são Pedro.
Pontos da ideia principal:
Em primeiro lugar, Jesus falou muitas vezes- 90 vezes, somente no evangelho de são Mateus- “do Reino dos Céus”. E isso porque não podia dizer o que queria- “O Reino de Deus”-, e isso porque o judeu tinha tal piedade, respeito e medo de Deus que nem mencionar o seu nome se atrevia. Mas Jesus fugia do título de rei. Depois da multiplicação dos pães, os estômagos agradecidos quiseram nomeá-lo rei, mas Ele, abrindo caminho entre a multidão, perdeu-se na montanha. De reis, chefes de estado, presidentes de nações, políticos... Jesus tinha má opinião; chamou-os “tiranos” e “opressores” (cf. Mt 20, 25). Outro dia, incitou as pessoas contra o seu próprio rei, Herodes: “Ide e dizei a essa raposa...” (Lc 13, 32). Cristo só uma vez aceitou a coroa, o cetro e o manto, e isso porque o manto era um trapo velho, o cetro, uma cana quebrada e a coroa era de espinhos. Assim Pilatos o apresentou publicamente: “Aqui tendes o vosso Rei”.
Em segundo lugar, Cristo quer instaurar o verdadeiro reinado na consciência, no coração e na vida dos homens, de todo homem. Esse è o único Cristo Rei, essa è a única vitória, reino e império que importam ao mundo, à Igreja e a Deus. Cristo quer reinar em cada família e colocar o seu reinado de amor e de paz, desterrando toda briga, divisões e egoísmo. Cristo quer reinar em cada jovem e colocar o seu reinado de pureza e honestidade. Cristo quer reinar em cada comunidade eclesial e colocar o seu reinado de união, desterrando invejas, ciúmes, murmurações e ânsias de protagonismo. Cristo quer reinar em cada bispo, sacerdote, diácono e colocar o seu reinado de serviço humilde, desterrando todo autoritarismo e ânsias de fazer carreira e ambições. Cristo quer reinar em cada leigo, embora seja incrédulo, ateu, agnóstico. Cristo quer reinar em cada asilo de anciãos e colocar ternura e cuidado amoroso, desterrando a ideologia do descarto. Cristo quer reinar em cada hospital e colocar paciência, alivio e interesse pelo enfermo. Cristo quer reinar em cada Parlamento e colocar o seu reinado de justiça e de verdade, desterrando toda exploração, vingança e ânsias de domínio. Cristo quer reinar em cada nação, instaurando a sua liberdade neste mundo que quer levantar bem alto a bandeira do liberalismo; vencendo, com a fé e o amor, o marxismo comunista que deixou milhões de mortes e nações inteiras devastadas e sem fé. E diante desta Nova Ordem Mundial que quer nos explorar (aborto, eutanásia, homossexualidade aprovada e incentivada, engenharia genética sem limites...), Cristo quer reafirmar o seu Reinado verdadeiro, conseguido com o seu bendito sangue.
Finalmente, Cristo, sobretudo, quer reinar na nossa vida. Sobre a nossa mente, para termos os critérios de Cristo. Sobre a nossa afetividade, para que os nossos desejos sejam os desejos de Cristo. Sobre a nossa vontade, para que as nossas decisões sejam como as de Cristo.
Para refletir: Vamos deixar Cristo reinar na nossa vida ou preferimos ser nós os reis das nossas decisões? O que ganhamos se Cristo for nosso Rei? O que perdemos se Ele não for o nosso Rei?  
Para rezar: Senhor, quero gritar como os nossos irmãos mártires da Espanha e do México quando foram torturados: “Viva Cristo Rei!”. Obrigado por terdes me escolhido como súdito do vosso Reinado. Perdoai-me pelas vezes em que segui outros reis: o rei dos momentos de prazer; o rei de espadas da violência; o rei de ouro do dinheiro. Prometo neste dia ser-vos fiel até a morte, com a ajuda da vossa graça. 
Qualquer sugestão ou dúvida podem se comunicar com o padre Antonio neste e-mail:  arivero@legionaries.org

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...