terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dom Orani sofre assalto à mão armada ao deixar residência no Sumaré

Um dos homens apontaram uma arma para o cardeal. Bandidos levaram cruz e anel do arcebispo.


por
Dom Orani foi assaltado por três homens no Sumaré - Pedro Teixeira / O Globo


RIO - O cardeal-arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, foi assaltado por três homens armados na noite desta segunda-feira, quando saía da Residência Assunção, no Sumaré, e ia para um debate na sede da Arquidiocese do Rio, na Glória. Os criminosos levaram o anel cardinalício e a cruz peitoral de dom Orani. Também recolheram um celular, uma máquina fotográfica, caneta, além da mochila e do paletó do motorista. Na ação, um dos bandidos chegou a apontar uma arma para a cabeça do arcebispo.
No carro, além de dom Orani, estavam um fotógrafo, que trabalha para o bispado, um seminarista, cuja batina também foi roubada, e o motorista. Ninguém se feriu durante a ação, que aconteceu rapidamente.
— Eles estavam de carro quando foram interceptados. O assaltante perguntou a dom Orani se a cruz e o anel eram de ouro. Dom Orani respondeu que não eram e entregou os pertences imediatamente — contou um assessor do bispado, confirmando a informação de que realmente os objetos usados pelo cardeal não eram de ouro — Eram de um metal de menor valor.
Mesmo após o assalto, o cardeal fez questão de cumprir o seu próximo compromisso: um debate que foi realizado na Rádio Catedral. Ele, depois de pegar uma cruz nova, chegou a tempo para participar do encerramento do programa. Ainda de acordo com o assessor, os bandidos pretendiam também roubar o veículo em que dom Orani estava, mas desistiram após um deles reconhecê-lo.

LADRÃO PEDE DESCULPAS

Dom Orani havia acabado de celebrar uma missa no Sumaré, onde estava acontecendo um encontro de bispos eméritos. Segundo uma nota divulgada na página do Facebook do arcebispo, após o assalto, enquanto o cardeal seguia para o próximo compromisso, os outros ocupantes do carro se dirigiram para a 10ª DP (Botafogo), onde o caso foi registrado. O assalto aconteceu por volta das 20h30m.

Publicidade

De acordo com informações de dom Orani a seus assessores, os três assaltantes estavam num carro, que interceptou o veículo onde estava o cardeal, na altura de Santa Teresa. No fim do assalto, um dos bandidos reconheceu dom Orani.
— Ele pediu desculpas, mas levou os pertences assim mesmo — relatou o assessor do religioso.
Na fuga, os bandidos deixaram pelo caminho quase tudo o que haviam roubado. A câmera do fotógrafo não foi encontrada. O material foi recuperado por policiais que saíram à procura dos três assaltantes, em Santa Teresa. Eles conseguiram achar alguns dos pertences roubados, como celular, o anel e a cruz de dom Orani, a mochila e o paletó do motorista e a batina do seminarista. Ninguém foi preso. A agenda desta terça-feira do cardeal-arcebispo do Rio não foi alterada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...