segunda-feira, 22 de abril de 2013

Analogia entre o casamento (homem e mulher) e Cristo e a Igreja

Por João Batista


No princípio quando Deus criou o homem, disse que não era bom que o homem vivesse só e fez com que o homem adormecesse e de sua costela, Ele (Deus), fez a mulher, ou seja, da própria matéria (barro) Ele faz a mulher. É ai que Deus constitui o matrimônio entre o homem e a mulher.
Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne. (Gn 2, 24)
Quando um homem e uma mulher se unem em matrimônio de acordo com os princípios legais e perante Deus, forma uma família. Assim também é a Igreja e Cristo, onde a Igreja é a esposa e Cristo o Esposo. Podemos constatar isto no Evangelho escrito pelo apóstolo João. Quando João Batista, o último profeta do Antigo Testamento, dá testemunho de Jesus, ele diz:
Aquele que tem a esposa [Igreja] é o esposo [Cristo]. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. (Jo 3, 29a)
Podemos confirmar e concordar esta verdade quando lemos no livro do apocalipse o seguinte:
O Espírito e a Esposa dizem: “Vem!” Possa aquele que ouve dizer também: “Vem!”... (Ap 22, 17a)
Diante desta verdade, passemos a analisar a matéria em questão. O apóstolo São Paulo escreve aos efésios os deveres recíprocos dos esposos da seguinte maneira:
Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24). Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja. Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido. (Ef 5, 21-33)
De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra submisso, [Do lat. submissu.], quer dizer o seguinte: 
1.Que se submeteu ou se submete, se sujeitou ou se sujeita: pessoa submissa. 2.Em que há, ou que envolve submissão: tom submisso; comportamento submisso. 3.Obediente, dócil: criança submissa.
4.Humilde,respeitoso:Sua atitude submissa escondia um temperamento altivo. 5.Resignado, conformado: A mulher, submissa, ouvia calada.
Isto não quer dizer escravidão, pois que, Jesus Cristo não escraviza a sua Igreja que é o Seu Corpo, de acordo com o texto bíblico, Ele (Cristo) amou a Igreja e se entregou por ela para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. É assim que deve conviver o homem e a mulher quando se unem em casamento, quando prometem um ao outro, fidelidade, mesmo e principalmente nas lutas do dia a dia.
O mundo moderno insiste em outra “realidade” de vida a dois, sem o comprometimento de ambas as partes.
Eu escrevi uma matéria com o titulo “Porque o matrimônio é indissolúvel”, leia aqui, com o intuito de esclarecer algo que foi projeto de Deus para o homem e a mulher, a humanidade só irá continuar se houver o verdeiro e tradicional matrimônio.       
O catecismo da Igreja descreve como nasceu a Igreja.
Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na Cruz. "O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado." "Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja." Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz. (C.I.C. 766), assim fica fácil entender o grande mistério da analogia entre Cristo e a Igreja e o matrimônio.
É impressionante a comparação... "Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja." Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.
Do lado de Adão, nasce a sua esposa Eva, do lado de Cristo, nasce a sua esposa a Igreja.
O casamento constitui uma aliança até que a morte separe os cônjuges. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...