quinta-feira, 26 de maio de 2011

O FIAT DE MARIA, A MÃE DE JESUS

 Por João Batista

O sim de Maria é o começo da nova aliança de Deus com a humanidade, é também quando se concretiza o que Deus disse lá na Gênese, a saber...  Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3, 15)

Pelo sim de Maria, a humanidade toma um novo rumo, um novo destino, uma nova história, tudo é novo. É quando começa a se desenvolver o projeto de salvação de Deus que já existia em Seu coração, através de Jesus Cristo. E não somente para o povo Judeu, mas para toda a humanidade como podemos ver através do profeta Isaias... Disse-me: Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo.
Eis o que diz o Senhor, o Redentor, o Santo de Israel, ao objeto de desprezo dos homens e de horror das nações, ao escravo dos tiranos: diante de ti, reis se levantarão e príncipes se prostrarão, por causa do Senhor que é fiel, e do Santo de Israel que te elegeu. (Is 49, 6-7); Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. (Is 7, 14) - O apostolo Mateus vê na jovem a figura da Virgem Maria, e no filho, a pessoa de Jesus... Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco. (Mt 1, 23)
E como se deu o SIM de Maria? faço questão de colocar o que já conheçemos, mas... quem sabe, ainda não demos tanta importância ao SIM da mãe do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois é neste SIM que o novo povo de Deus é eleito. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. (Lc 1, 26-38)

Salve Maria!!!





Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...