domingo, 20 de março de 2011

O católico deve buscar a cura no Reiki?


O cristão que deseja a cura de seus males há de buscar recursos na medicina e na fé cristã.
Reiki é o nome dado a "Energia universal de vida" - algo não bem definido - que, segundo seus adeptos, é uma energia que passa pelas mãos de todo ser humano e pode ser aplicada a pessoas doentes ou aflitas para aliviá-las, segundo Earlene Gleisner, monitora de Reiki ("Reiki na Vida Diária" - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro,1999). O que escrevemos nesta artigo está baseado no livro citado acima.
A base do Reiki é budista, é uma corrente de pensamento panteísta (tudo é parte de Deus, tudo é Deus) e tem traços de monismo, filosofia que ensina que a pessoa pode "fundir-se com tudo a sua volta" (p.45). O ser humano seria parte integrante do universo no sentido físico; tudo o que existe seria apenas uma grande substância ou a substância universal. O monismo leva ao panteísmo.
 
O Mestre maior do Reiki parece ser "O Sr. Hawayo Takata. Grão-Mestre REIKI de 1940 a 1980" (pp. 47s).
A proposta de cura por meio de Reiki vem do Oriente e está crescendo em nossos ambientes, por isso o católico precisa conhecer os seus erros. A palavra Reiki vem de rake (= ancinho ou rastelo) em inglês, Rakey é o solo arado. A palavra Rakey é foneticamente igual a Reiki.
Segundo Earlene, o Reiki vem a ser a "Energia Universal de Vida no Sistema Usual de Cura Natural" (p.11). É a "Energia Universal de Vida que verte através de nossos corpos, preenchendo nossa necessidade antes de se transferir para a necessidade do outro" (p.22). Segundo ela, "os nossos corpos são um veículo por meio do qual a energia Reiki se transfere do Universo para outros" (p.42). Ensinam que é por meio das mãos que a energia Reiki passa de uma pessoa para outra, de modo que há técnicas precisas sobre a maneira de impor as mãos sobre a cabeça, sobre o tórax, sobre os joelhos, os pés, as costas.
O Reiki ensina que devemos ser bondosos com tudo o que possui vida, já que não estamos sozinhos; e que precisamos nos colocar em contato com a energia que flui através de todos os seres e coisas, árvores, flores, animais, até mesmo os elementos químicos participaram disso. O objetivo é "buscar uma fusão com tudo o que está em volta" (p.55).
Isso mostra que a filosofia base do Reiki é uma prática panteísta - tudo é Deus - não há uma separação entre o Criador e a criatura; ora, isto é um absurdo filosófico e teológico. O panteísmo sempre foi condenado pela Igreja. Deus criou tudo o que existe fora do nada porque quis, por amor, mas as criaturas não são emanações obrigatórias de Deus, como se Ele não fosse soberano e autônomo.
Diz Earlene Gleisner que "A Mestre Reiki Victoria Suzanne Crane investigou extensivamente as origens de REIKI e as encontrou intrinsecamente ligadas aos ensinamentos budistas" (p.48). Isto é suficiente para o católico rejeitar a prática de cura pelo Reiki, pois os princípios do budismo não se coadunam com a fé católica. O budismo acredita na reencarnação, e a salvação da pessoa não se dá pela fé em Jesus Cristo.
A filosofia Reiki pode ter boa intenção e dizer coisas bonitas e agradáveis que encantam as pessoas, mas a sua base de sustentação não é recomendada aos católicos. Sem dúvida, há muito de sugestão nas curas do Reiki; sabemos que uma pessoa sugestionada pode ser curada pelo próprio organismo que reage bem devido a um estado de espírito favorável. Basta ver os placebos, simulação de remédios.
A mera existência de uma energia natural e humana é questionável e, facilmente, essa concepção se confunde com uma "energia divina" - o que se transforma em panteísmo.
Por tudo isso, a concepção filosófica do Reiki não é compatível com a fé cristã, como também confirma D. Estevão Bittencourt em seu artigo "Reiki na vida diária" (Revista PR, n. 467; 2001).
Alguns defendem que é possível para o católico usar a "técnica" do Reiki sem adotar a sua filosofia, mas isto é algo arriscado. D. Estevão também diz: "O cristão que se põe na escola do Reiki corre o risco de assimilar, juntamente com a técnica, as linhas monistas-panteistas do pensamento Reiki."
Portanto, o cristão que deseja a cura de seus males há de buscar recursos na medicina e na fé cristã, voltando-se para Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que a todos socorre no seu amor e na intercessão dos santos, anjos e dos irmãos. Nada de mágico e desconhecido deve ser misturado com a fé católica. Se Deus não nos dá a cura pela medicina e pela graça, certamente tem um desígnio de salvação atrás desse mal. Devemos crer e viver segundo a palavra de S. Paulo que diz: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8,28).

http://www.downloadcatolico.com/2011/03/o-catolico-deve-buscar-cura-no-reiki.html

5 comentários:

Anônimo disse...

João Batista, perfeito o seu blog... que Deus te abençoe muito.
Eu estou com um problema misterioso de saude e, na tribulação, minha fé estremeceu e estava agora, na madrugada buscando um direcionamento, um sinal de Deus e pesquisando "terapias alternativas" como o Light Healing e Reiki.

Quando digitei "catolicos / Reiki" apareceu na primeira página de busca seu blog. Aí estava o meu sinal.
Li e o Espirito Santo foi me revelando o artifício do demônio, que nos oprime com a doença e depois nos leva a desacreditar de Deus, e buscar essas técnicas que possuem a semente do mal disfarçada, fazendo assim, abrir uma porta para a possessão do mal em nossas almas.
Ao ler seu texto, senti minha fé (então perdida) voltando e o sinal de Deus confortando meu coração e trazendo paz e esperança a minha alma.
Obrigada por permitir que Deus te use para conversar com o coração dos aflitos.

Que as bençãos de Deus recaiam sobre você com a proteção de Maria.

Paz e bem.
Sheila Silva.

João Batista disse...

Olá caríssima Sheila Silva,
a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com você.
Lembre-se sempre uma das armas que satanás usa para nos enganar é a mentira, pois que ele é o mentiroso desde a fundação do mundo, se você estiver em intimidade com o Espírito Santo, acredite, não permitirá de seres enganada.
DEUS vos abençoe e que seja tudo para a grande Glória do nosso Deus e Senhor e Salvador JESUS CRISTO!!!

Anônimo disse...

Meu Deus!!! Qta falta de informação e preconceito. Como se Deus somente se manifestasse nessa ou naquela igreja, nessa ou naquela fé. Como se Deus nos limitasse e fosse limitado em sua plenitude e nos condenasse por procurarmos o bem para nossa alma e a do próximo...
Difícil entender como em uma época tão atribulada que estamos vivendo, os céus nos mandam recursos para que possamos tentar amenizar os males que nos acometem, ainda sim muitos ainda fecham seus olhos, mente e principalmente o coração! O que fazer? Cada um dá aquilo que tem dentro de si...

João Batista disse...

Caríssimo anônimo, não existe essa ou aquela Igreja, existe sim, a Igreja de Jesus Cristo e é nela que se encontra a Verdade plena. Os céus não nos manda recursos, já mandou, e sabe qual foi? Eu digo para você... O Espírito Santo, é Ele que nos auxilia na busca da Verdade que é Jesus Cristo. É por isso que fora da Verdadeira Igreja não existe salvação, existe sim, um paliativo para as tribulações do dia a dia.

Anônimo disse...

Se pudéssemos definir Deus, seria lícito repetir que Deus é amor e o amor é o trabalho do bem, por todas as direções.

Que Deus abençoe e abrande seu coração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...