sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana!


Entendendo as diferenças entre a Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana

Uma diferença interessante entre os Ortodoxos e Católicos: Para nós, o centro da Missa é a Eucaristia. Para eles, o centro do Rito é a Liturgia em si…

Eu sou um católico que sonho (e faço questão de repetir isso) com a a plena comunhão entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa. Sonho com a comunhão plena. Que Deus conceda essa graça aos católicos do mundo. Enquanto muitos sonham com a unidade entre os católicos e os protestantes  em um primeiro plano, eu sonho antes com a unidade entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.

Recentemente, as igrejas ortodoxas (com exceção da Igreja Russa), assinaram um documento reconhecendo a primazia do Patriarcado Romano sobre os demais. Explico, é que para eles a Igreja Católica Apostólica Romana, é apenas mais um Patriarcado. Esse documento, eles vem afirmar que a Igreja Católica Apostólica Romana tem a primazia, ou seja, é a mais importante dentre todas. Agora o próximo passo é ver como essa primazia se dá, uma vez que os ortodoxos ainda não reconhecem o Santo Papa como chefe da Igreja de Cristo. Para eles, o Papa é apenas o Patriarca de Roma. E isso é um ponto que nos faz diferentes. Existem de fato diversos pontos que nos separam. Quero através da tabela abaixo representar alguns deles apresentá-las que você entenda as diferenças. Confira:

Obs.: Um dos leitores do nosso blog fez a seguinte correção: A Igreja Ortodoxa permite a homens casados o diaconato e o presbiterato. O homem quando faz os votos, sendo solteiro não pode mais casar. Os religiosos (como por exemplo os monges) e os bispos não pdoem ser homens casados (vejam os comentários para entender melhor).

Essas são algumas das diferenças. Claro que alguém que estuda mais a fundo as duas religiões, vai encontrar muitas outras diferenças. Aqui eu só trago alguns exemplos. Veja, algumas dessas divergências são sérias e bastante sensíveis, portanto merecem um estudo detalhado e muita conversa. Outras, creio eu, são mais fáceis de se chegar a um acordo. Mas sendo a Igreja Católica a Igreja fundada por Jesus, tendo como chefe Pedro, não podemos de forma alguma dizer que hoje existe comunhão plena entre ambas. No que diz respeito ao Cisma entre Católicos e Ortodoxos, e a grande divisão a partir do Protestantismo, é preciso sempre ter em mente que em nenhum momento as divisões partiram da Igreja Católica. Todas vieram de pessoas que tomaram a atitude de afastar-se da Igreja. E a Igreja Católica continuou sendo firmada na raiz, na essência da fé cristã.

Não penses que as heresias são produtos das mentes obtusas. É necessário uma mente brilhante para conceber e gerar uma heresia. Quanto maior o brilho da mente, maiores suas aberrações.
(Santo Agostinho – Séc IV)

Ainda hoje, o Cisma da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa é a grande ferida para nós católicos. E não quero puxar sardinha aqui para o lado católico, e nem tampouco causar polêmica, mas é preciso que saibamos que a Igreja Católica não iniciou esse celeuma. Mas mesmo depois dessa divisão, a Igreja de Cristo, continuou Igreja de Cristo. Quero repetir isso para você, para deixar você bem ciente disso.

A Igreja é o tronco, a raiz é Cristo. Quem se afasta do tronco, também se afasta da raiz.

"Tocar na Igreja é tocar na carne de Cristo".
(Orígenes de Alexandria – Séc III)

Por isso a Igreja de Cristo é chamada de Igreja Católica Apostólica Romana. Significa, Assembléia Universal dos Cristãos, fundada por Jesus Cristo e estabelecida pelos Apóstolos, que tem a sua base em Roma. Denominam-se "católicos", os cristãos que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana que desde o início segue os ensinamentos dos Apostólos.

A Igreja é o mundo reconciliado…
(Santo Agostinho – Séc IV)

As Igrejas Ortodoxas também trazem na sua nomeclatura o termo "Católico". Também elas tem a sua origem com os Apóstolos. Mas comumente são chamados de "Ortodoxos" apenas. Não há como negar a Tradição e a essência dos Ortodoxos, mesmo sabendo que hoje existe essa divisão.

Cadú - Comunidade Canção Nova




http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2008/10/07/entendendo-as-diferencas-entre-a-igreja-catolica-ortodoxa-e-a-igreja-catolica-apostolica-romana/


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...